SAÚDE

Sobe para sete o número de casos suspeitos de coronavírus na cidade

Até o momento não há confirmação de testes positivos em Uberaba e os dois novos casos são de jovem de 25 anos e idosa de 76, que estavam em viagem na Europa

Gisele Barcelos
Publicado em 14/03/2020 às 13:32Atualizado em 18/12/2022 às 04:57
Compartilhar

Foto/reprodução

Uberaba tem mais dois casos suspeitos de coronavírus registrados. Duas pacientes deram entrada ontem na UPA do Mirante. Com isso, o número de suspeitas em investigação na cidade sobe para sete até o momento. Nenhum diagnóstico foi confirmado até o momento. 

Os dois novos casos suspeitos identificados na UPA do Mirante são de jovem de 25 anos e de mulher de 76. As duas são parentes e estavam em viagem pela Europa juntas. Elas apresentaram sintomas após retornar recentemente de Portugal.

As amostras de material (sangue e secreções) foram coletadas e serão encaminhadas na segunda-feira (16) para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, que agora responde 100% pela testagem do coronavírus no Estado.

As duas pacientes permaneceram em isolamento durante todo o tempo em que estiveram na UPA do Mirante. Ambas apresentam bom quadro geral, sintomas leves, boa hidratação e apetite inalterado. Assim, tiveram alta e foram orientadas em ficar em isolamento domiciliar.

Até o momento, sete casos suspeitos de contaminação por coronavírus estão em investigação na cidade. Uberaba ainda não teve casos confirmados da Covid-19.

Havia a expectativa de chegada de exames de dois pacientes na última sexta-feira (13), mas o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, explica que o laboratório oficial do Estado está com alta demanda e ainda não concluiu a análise das amostras de Uberaba. Com isso, o município continua aguardando os laudos dos demais casos investigados. “Tinha 200 amostras para serem analisadas na nossa frente. Estamos à espera”, salienta.

Os resultados vão subsidiar a adoção, se for o caso, de novas medidas tanto assistenciais quanto de gestão e organização do sistema. Por enquanto, o Departamento de Atenção Básica monitora em rotina diária a evolução dos pacientes com suspeita de Covid-19 na cidade. Todos estão orientados a buscar o serviço de saúde o mais rápido possível em caso de alteração a pior, sobretudo se surgirem problemas respiratórios. 

Em paralelo, neste fim de semana, Uberaba aderiu ao decreto de situação de emergência feito pelo governo de Minas. Com a medida, foi suspensa realização de eventos promovidos pela administração municipal e determinado o adiamento de show na feira do bairro Abadia e a Semana da Água. Após o decreto, a ABCZ não se manifestou sobre a ExpoZebu e dos shows no Parque Fernando Costa programados para o fim de abril.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por