CIDADE

UFTM suspende aulas devido ao novo coronavírus

IFTM e Uniube mantêm aulas nesta segunda; escolas estaduais vão suspender a partir de 4ª feira

Publicado em 15/03/2020 às 21:17Atualizado em 18/12/2022 às 04:56
Compartilhar

Universidade Federal do Triângulo Mineiro suspendeu as aulas e eventos agendados devido ao risco de contaminação do novo coronavírus (Sars-Cov-2). A informação foi confirmada ao Jornal da Manhã pelo reitor da universidade, Luiz Fernando Resende, que está de férias, mas respondeu à reportagem. 

A medida foi oficializada pela Resolução nº 12, publicada na noite deste domingo (15), às 20h40, tornando suspensas “as aulas e atividades acadêmicas e eventos no âmbito da UFTM a partir de 16/03/2020, e replanejamento de atividades administrativas, como medida de prevenção ao COVID-19”. A resolução foi assinada pela vice-reitora e reitora em exercício, Profa. Dra. Darlene Mara dos Santos Tavares. 

A suspensão, no entanto, não se aplica a estudantes dos cursos das áreas da saúde em estágio hospitalar ou em residência médica, multiprofissional e uniprofissional em saúde, os quais deverão se apresentar normalmente a essas atividades. “Fica a critério de suas respectivas coordenações de curso, a manutenção ou interrupção do estágio, a ser decidido a partir de 16/03”, expõe a resolução. 

Ainda não há prazo para que as atividades voltem à normalidade nos campi de Uberaba e Iturama, ficando a critério da reitoria a retomada. Além de aulas e eventos, a visitação ao Museu de Peirópolis também foi suspensa por tempo indeterminado. 

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) informou oficialmente em seu portal que reunião está marcada para essa segunda-feira (16), quando novas medidas devem ser anunciadas após deliberação. “Embora nenhum caso confirmado ou suspeito tenha sido identificado nos integrantes da comunidade acadêmica dos campi e unidades do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, a Reitoria informa que na segunda, dia 16, será realizada uma reunião com os dirigentes para avaliar algumas medidas de prevenção a serem adotadas no âmbito da instituição. O IFTM tem buscado e seguido também todas as orientações do Ministério da Educação, Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação) e das prefeituras dos municípios em que o IFTM está presente quanto às medidas a serem tomadas no que diz respeito à manutenção do funcionamento das unidades”, diz trecho da nota publicada, que ainda reitera o perigo de propagação de fake news acerca do Covid-19.

“Dessa forma, solicitamos a todos que busquem informações e façam uso das medidas preventivas, tanto pessoais quanto coletivas, sobretudo daquelas publicadas pelo Ministério da Saúde. A Reitoria orienta, por fim, que não sejam compartilhadas informações alarmistas e/ou falsas”, finaliza a publicação. 

Conduta semelhante foi aplicada pela Universidade de Uberaba (Uniube). À reportagem, a assessoria de imprensa da universidade afirma que as aulas estão mantidas por ora e que reunião na manhã desta segunda-feira (16) definirá medidas a serem tomadas. "Nosso Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus está discutindo a situação. Amanhã, às 8h30, terá uma nova reunião para análise desse cenário. Por enquanto, as aulas estão mantidas", informou. ESCOLAS

Memorando enviado às superintendências regionais de ensino na noite deste domingo apresenta instruções de como as escolas estaduais devem proceder nesta semana. A primeira orientação é para que seja promovido escalonamento dos horários de recreio na segunda e terça-feira (16 e 17). A partir de quarta-feira (18) as aulas serão suspensas até o dia 22 de março, retornando à normalidade na segunda-feira posterior, dia 23.

“O intuito da paralisação de atividades é o de concentrar esforços no diálogo com as unidades e na elaboração de medidas adicionais, sempre monitorando a evolução da transmissão. A retomada das aulas será no dia 23 de março, conforme orientação da Secretaria de Saúde. O Governo ressalta que não existe situação de contágio comunitário em Minas Gerais até o momento e todas as medidas são no sentido de minimizar os impactos futuros da pandemia. A medida está em sintonia com as determinações do Ministério da Saúde para combater a disseminação do Covid-19 no país. Informamos que caso seja necessário novas medidas, comunicaremos à Rede Estadual de Ensino em consonância às orientações das autoridades de saúde”, diz trecho do memorando. Reunião por videoconferência será realizada a partir das 9h desta segunda com os superintendentes de todas as regiões do Estado para a definição dos próximos rumos.

Após reunião com representantes do governo de Minas Gerais, o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep/MG) recomendou que as instituições privadas de educação paralisem suas atividades entre quarta-feira (18) e o próximo domingo (22). 

Ainda não há comunicado oficial sobre as aulas na rede municipal de ensino. SUSPENSÕES

Atualmente são 200 casos de infecção pelo Sars-Cov-2 confirmados no Brasil; no sábado ainda eram 121, o que evidencia a escalada de casos no país. Minas Gerais tem quatro casos do novo coronavírus confirmados, nas cidades de Patrocínio (Alto Paranaíba), Ipatinga (Vale do Rio Doce), Juiz de Fora (Zona da Mata) e Divinópolis (Centro-Oeste). A proliferação local só é registrada no Brasil nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

Em Uberaba não há nenhum caso confirmado, sendo 9 suspeitos em investigação. Sete deles estão em quarentena dentro de suas próprias casas, monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde; os outros dois, um casal cuja filha retornou de Dubai, foram registrados como suspeita, mas não receberam orientação médica após deixarem a unidade de pronto atendimento onde estavam sem serem liberados pelos profissionais de saúde. A Polícia Militar foi acionada e registrou o caso. 

Em paralelo, neste fim de semana, Uberaba aderiu ao decreto de situação de emergência feito pelo governo de Minas. Com a medida, foi suspensa realização de eventos promovidos pela administração municipal, inclusive a Semana do Consumidor, e determinado o adiamento de show na feira do bairro Abadia e a Semana da Água. À reportagem, o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, informou que, por enquanto, sem alteração na programação da ExpoZebu, inclusive os shows no Parque Fernando Costa programados para o fim de abril.

As suspensões afetam até mesmo os esportes. Ainda neste domingo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Mineira de Futebol (FMF) anunciaram a suspensão dos campeonatos em andamento devido ao Covid-19.

O novo coronavírus já provocou 6.420 mortes no mundo desde o seu surgimento, em dezembro passado, segundo um balanço feito pela AFP com base em fontes oficiais, até as 17h GMT deste domingo.

Já foram contabilizados mais de 163.930 casos de contágio em 141 países ou territórios. A China continental contabiliza 80.844 infectados, dos quais 3.199 morreram e 66.911 se curaram. Nas últimas 24 horas, foram registrados 20 casos e 10 mortes.

Depois da China, os países mais afetados são Itália, com 1.809 mortos e 24.747 casos; Irã, com 724 mortos (13.938 casos); Espanha, com 288 mortos (7.753 casos) e França, com 91 mortos (4.499 casos).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por