APAGÃO

Uberabense radicada em Portugal revela caos da falta de energia na Europa nesta segunda

Dandara Aveiro
Publicado em 28/04/2025 às 11:47Atualizado em 28/04/2025 às 14:51
Compartilhar
Talita relatou o caos causado pela falta de energia, explicando que a interrupção também tem gerado escassez de água e grandes filas nos poucos supermercados que se mantêm abertos (Foto/Reprodução)

Talita relatou o caos causado pela falta de energia, explicando que a interrupção também tem gerado escassez de água e grandes filas nos poucos supermercados que se mantêm abertos (Foto/Reprodução)

A Europa enfrenta um apagão de grandes proporções desde a manhã desta segunda-feira (28), afetando diversos países. As autoridades ainda investigam as causas do problema, enquanto a situação se agrava. O Jornal da Manhã conversou com exclusividade com Talita Cassiano, que deixou Uberaba para morar em Portugal há quatro anos e, de lá, revelou os desafios enfrentados pela população no país. 

Ao JM, Talita relatou o caos causado pela falta de energia, explicando que a interrupção também tem gerado escassez de água e grandes filas nos poucos supermercados que se mantêm abertos. “Vários países da Europa estão sem energia e, como consequência disso, tem a falta de água, porque vem por bomba. Muitos supermercados já fecharam as portas e os poucos que se mantiveram abertos estão com grandes filas, necessitando de a polícia fazer a segurança para evitar tumultos e desentendimentos”, contou. 

Segundo a uberabense, a situação ainda pode trazer outras consequências adicionais, como a calamidade dos hospitais e a preocupação com a ausência de notícias recebidas através da internet que, em breve, pode ter o sinal interrompido. “Pelo que vi nas notícias, os hospitais estão a base de geradores a óleo diesel, mas não vai ter esse combustível por muito tempo. Ainda por conta desses geradores, as empresas já avisaram que, a qualquer momento, a internet pode parar de funcionar. Mas ainda temos sinal, que fica variando entre 4G e 5G”, ressaltou. 

Embora a hipótese de ciberataque tenha circulado nas redes sociais, o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) desmentiu a informação, afirmando que não há confirmação de ataque cibernético.  

A falha energética, que começou por volta das 11h30, também está afetando a Península Ibérica e a França, mas ainda não há previsão para a restauração do fornecimento. Por isso, comandante Paulo Santos, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Carcavelos, vila do Município de Cascais, e de São Domingos de Rana, outro povoado português, orientou a população a se preparar para uma noite sem eletricidade.  

Até o momento, as autoridades continuam investigando as causas dessa falha massiva de energia, enquanto os cidadãos enfrentam as consequências de um apagão que já afeta aspectos essenciais do dia a dia. Vale ressaltar que, a exemplo de Portugal, há uma diferença de quatro horas de fuso horário com o Brasil. Dessa forma, o país já enfrenta quase quatro horas de apagão.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por