A Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas) registrou um aumento de 40% no número de pessoas inseridas na Tarifa Residencial Social de água e esgoto. Em menos de um mês, foram cadastrados 2.244 novos beneficiados, elevando o total de 5.538 para 7.782 inscritos. O crescimento acontece em meio a questionamentos da população, especialmente de moradores de Ponte Alta, sobre o reajuste das contas de água após a aplicação de novas diretrizes do governo federal.
Desde o ano passado, o governo federal alterou as regras da tarifa social por meio da Lei Federal nº 14.898/2024, em que o benefício poderá atingir somente os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Assim, a expectativa da Codau é que o número de beneficiados possa crescer ainda mais, uma vez que há, atualmente, 24.973 beneficiários em Uberaba. A adesão à tarifa social é restrita aos cadastrados e requer que as informações estejam atualizadas.
O benefício concede desconto de 50% na fatura de água e esgoto para famílias com renda per capita de até meio salário mínimo e consumo de até 15m³ por mês. Contribuintes que anteriormente tinham direito às tarifas rural ou de aposentados também podem ser incluídos, desde que se enquadrem nos novos critérios. A migração é automática para quem tem o CadÚnico atualizado, mas o consumidor pode solicitar a inclusão diretamente à Codau para acelerar o processo.
Em razão das mudanças propostas pelo governo federal — que extinguiram as categorias específicas de tarifa rural e para aposentados —, a Codau implantou um plano especial de comunicação para garantir que os consumidores fossem informados. Desde fevereiro, mensagens específicas foram enviadas nas contas de água, inclusive para moradores de bairros rurais como Ponte Alta. A informação também foi reforçada em grupos de WhatsApp das comunidades.
Recentemente, o reajuste nas contas de água de Ponte Alta foi tema de debate na Câmara Municipal. Conforme esclarecido pela Codau, a mudança de valores decorre da aplicação da tarifa urbana à localidade, em cumprimento às novas normas federais. A Companhia destaca que a transição foi previamente comunicada aos moradores e reforça que mantém seus canais de atendimento abertos para esclarecimentos.