ORGULHO NOSSO

Professora leva Uberaba ao Google e quer trazer inovação para a rede municipal

Educadora estudará inteligência artificial e defende uso equilibrado da tecnologia na infância

Débora Meira
Publicado em 22/06/2026 às 15:11
Compartilhar

(Foto/Divulgação PMU)

A tecnologia tem ampliado as possibilidades dentro da educação, mas ainda enfrenta desafios para ser incorporada de forma mais ampla nas escolas municipais de Uberaba. A avaliação é da professora Raquel Aparecida Rosa, do Cemei Solange Aparecida Cardoso da Silva, única representante do município selecionada para participar da Google Innovator Academy Latam 2026, formação internacional voltada à inovação educacional.  

Segundo a educadora, as ferramentas digitais podem contribuir diretamente para o trabalho dos professores, principalmente no planejamento das aulas, na criação de atividades e no desenvolvimento de novas estratégias de aprendizagem. No entanto, ela destaca que a estrutura disponível nas unidades de ensino ainda precisa avançar. “Eu penso que dá para melhorar aí, dá para ter um pouco mais de conexão à tecnologia”, afirma.   

Em entrevista ao Pingo do J, ela explica que a realidade das escolas municipais não é igual em todas as unidades e que algumas já apresentam melhores condições para utilização de recursos digitais. Apesar disso, ela avalia que ainda existem pontos que precisam ser aprimorados. “A gente não pode generalizar, mas ainda temos que avançar um pouco mais”, destaca.  

No Cemei onde atua, a professora relata que atualmente não há laboratório de informática disponível para os estudantes. Segundo ela, equipamentos utilizados anteriormente acabaram ficando defasados ao longo dos anos, como mesas pedagógicas e computadores que faziam parte das atividades desenvolvidas com as crianças.  

Apesar das limitações, Raquel defende que a tecnologia pode ser uma aliada importante da educação quando utilizada de forma planejada e com acompanhamento dos professores. Para ela, o avanço da inteligência artificial abre novas possibilidades para a rotina escolar. “A inteligência artificial está trazendo possibilidades incríveis para os professores trabalharem com suas atividades, com seus planejamentos”, afirma.  

Entre os recursos utilizados pela educadora estão ferramentas do Google voltadas à organização de conteúdos, criação de atividades e apoio ao planejamento pedagógico. Durante a Google Innovator Academy Latam 2026, ela pretende aprofundar os estudos sobre inteligência artificial, incluindo o uso do Gemini, ferramenta de IA do Google.  

A professora ressalta, porém, que a tecnologia deve ser utilizada com equilíbrio, especialmente na Educação Infantil. Para ela, os recursos digitais não substituem outras formas de estímulo e interação necessárias ao desenvolvimento das crianças. “Não dá para ficar solto trabalhando com telas o tempo todo e não ter outros estímulos também”, pontua. 

A participação na formação internacional deve reunir educadores de diferentes países para desenvolver propostas voltadas à inovação e à inclusão no ambiente escolar. Para Raquel, a experiência também pode contribuir para levar novos conhecimentos e práticas para a educação de Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por