O número de notificações de pessoas com sintomas de dengue em Uberaba, entre os dois últimos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, teve aumento expressivo, com cerca de 30 novas notificações ao dia. De acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o total de casos suspeitos passou de 5.721, na sexta-feira (19), para 5.812 nesta segunda-feira (22), um acréscimo de 91 notificações em apenas três dias.
Apesar do crescimento nas notificações, o número de diagnósticos confirmados da doença permaneceu praticamente estável. No boletim anterior, o município contabilizava 150 casos confirmados de dengue. Já na atualização mais recente, o total foi de 151 confirmações, representando apenas um novo caso confirmado no período analisado.
Os dados também mostram que Uberaba continua sem registrar mortes em decorrência da dengue neste ano. O número de óbitos permaneceu zerado nos dois boletins, indicando estabilidade nesse indicador. Em 2025, Uberaba contabilizou 25.012 notificações, 5.358 casos confirmados e 19 mortes decorrentes de complicações da doença.
Em relação à Covid-19, o boletim semanal mais recente, referente ao período de 14 a 20 de junho, apontou redução na transmissão e nos atendimentos relacionados à doença. A taxa de transmissão semanal caiu de 0,05 para 0,02. Os casos ativos passaram de quatro para dois, enquanto não houve registro de novos casos positivos na semana mais recente, ante três na semana anterior. O município também não registrou novos óbitos por Covid-19, mantendo o total acumulado de 1.713 mortes desde o início da pandemia.
É importante que a população adote medidas preventivas para reduzir a circulação de doenças. No caso da dengue, a principal orientação é eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, evitando o acúmulo de água parada em recipientes, calhas, vasos de plantas e outros locais propícios à proliferação do vetor. Em relação à Covid-19, as recomendações incluem manter a vacinação em dia, higienizar as mãos com frequência e procurar atendimento médico diante do surgimento de sintomas respiratórios persistentes.