(Foto/Stockphotos)
A Unidade de Atenção ao Idoso (UAI), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, iniciou nesta segunda-feira (7) o curso Smart Idoso 2025. O objetivo é ensinar usuários da unidade a utilizar o celular e a ter mais independência no dia a dia. São 20 alunos com mais de 60 anos, divididos em duas turmas.
Durante as aulas, os idosos aprenderão funcionalidades básicas do celular, a conectar-se à internet, fazer downloads, instalar aplicativos e a usar redes sociais e aplicativos do Governo Federal, além de se proteger contra golpes cibernéticos.
Com um encontro semanal, o curso tem carga horária de 14 horas. As aulas são ministradas pela psicóloga Gabriela Araújo do Espírito Santo e pelo instrutor de artes Adriano Marinho Correia, ambos servidores da UAI. Os conteúdos são apresentados em grupo e, em seguida, cada idoso recebe orientação individual.
Segundo Gabriela, a proposta é inserir os idosos no mundo digital, já que hoje muitas tarefas podem ser resolvidas pelo celular. “Abordamos desde temas básicos, como programar o despertador para lembrar de tomar um remédio, até tarefas mais complexas, como solicitar uma corrida por aplicativo. A ideia é que eles se tornem mais independentes e consigam realizar essas atividades sozinhos”, afirmou.
Maria Sônia Gonçalves, de 71 anos, está ansiosa para aprender a tirar fotos e compartilhá-las com os amigos. “Eu não sei mexer direito no celular. Uso o WhatsApp, ligo, recebo ligação, pesquiso alguma coisa no Google. Mas não consigo tirar foto e mandar pelo WhatsApp para meus colegas que estão longe, no Maranhão", contou.
As aulas vão até 30 de junho, sempre às segundas-feiras, com turmas das 8h às 9h30 e das 10h às 11h30, na UAI. No segundo semestre, novas vagas para o curso serão abertas.