Raíssa Monteiro, competiu nas categorias “corda crua” e “amarelo e amarela’ (Foto/Divulgação)
Atleta uberabense de apenas 9 anos foi vitoriosa no Campeonato Abadá-Capoeira, realizado na cidade de Itaúna-MG, entre os dias 25 e 27 de abril. Raíssa Monteiro, a “Pontinha”, conquistou medalha de ouro no infantil, representando um grande início em sua carreira no esporte.
A jovem capoeirista competiu nas categorias “corda crua” e “amarelo e laranja’, referentes aos primeiros níveis de graduação. Na capoeira, a faixa amarela costuma simbolizar o começo da jornada de aprendizado, destacando a importância do conhecimento que será construído ao longo do tempo. A faixa laranja, por sua vez, sinaliza o despertar da consciência sobre esse processo, marcando a transição para uma etapa em que o capoeirista assume responsabilidade pela sua prática e busca agir com justiça em suas atitudes.
O mestre Luís Gustavo dos Santos Aleixo, conhecido como Professor Preto, responsável pelo trabalho da Escola Abadá Capoeira, em Uberaba, destacou a importância da participação de sua aluna. "É um campeonato que tem reconhecimento mundial. Somos a maior escola de capoeira do mundo, e por isso, nossos campeonatos têm grande respeito no meio", pontuou.
Vale ressaltar que Raissa já participou dos jogos da Capital, em São Paulo, em 2024 e 2025, e dos Jogos Abertos de Minas Gerais, no ano passado. Em todos ela ganhou como destaque das competições. Após a vitória do último final de semana, “Pontinha” agora se prepara para os Jogos Abertos, de Goiás, que acontece este ano, no mês de julho.
Sobre o projeto
A Abadá-Capoeira (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira) é uma organização sem fins lucrativos fundada há mais de 30 anos, com presença em mais de 60 países e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A escola se destaca não apenas na promoção da capoeira como arte cultural e educacional, mas também pelo seu trabalho social.
Com mais de 150 projetos voluntários espalhados pelo Brasil, as escolas utilizam a capoeira como ferramenta de inclusão social, ecologia e educação, principalmente em áreas de risco social. Em Uberaba, a Associação possui cerca de 200 anos.
As instituições nacionais contam com a colaboração de voluntários, que levam os benefícios da capoeira a comunidades carentes, ajudando na transformação social. O objetivo da Abadá-Capoeira é expandir cada vez mais a prática da capoeira como um instrumento de mudança e inclusão, impactando positivamente a vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos em diversas regiões do país.