CIDADE

Motofog inicia novo ciclo de combate ao Aedes aegypti em Uberaba

Fumacê segue suspenso por falta de encaminhamento de insumos pelo Estado

Publicado em 28/05/2019 às 08:06Atualizado em 17/12/2022 às 21:12
Compartilhar

O serviço de motofogs segue percorrendo os bairros de Uberaba esta semana, dentro das atividades de combate e prevenção ao Aedes aegypti. Esse recurso é uma das ferramentas que busca diminuir a população adulta do mosquito, complementando as ações de rotina permanentemente desempenhadas pelos agentes de combate a endemias. O UBV pesado (fumacê) segue suspenso, sem previsão de retorno, por falta de insumos, cujo encaminhamento é responsabilidade do Estado.

Os motofogs seguem um cronograma consecutivo, percorrendo os bairros com maior número de notificações de casos suspeitos de dengue, de segunda a quinta-feira, em dois períodos do dia, das 5h às 7h e das 17h às 22h. Nas sextas-feiras, os motofogs percorrem o entorno das Unidades de Saúde do município.

A chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, Lara Rocha Batista, destaca, no entanto, que é preciso o apoio da população para que as medidas de combate sejam efetivas, para melhor eficiência e alcance do inseticida. “Precisamos que a população abra as janelas de casa quando os motofogs estiverem passando, para que o inseticida possa entrar nas casas e atingir os mosquitos, para a ação ser mais efetiva. Se estiverem na rua, pedimos para que passem para o outro lado da rua, para não ficarem do lado da bomba que dispersa o produto”, explica Lara.

O Mutirão de Limpeza 2019 também segue os trabalhos de remoção de criadouros do Aedes aegypti em Uberaba e já recolheu 60 toneladas de lixo, de acordo com os dados divulgados pelo Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde nesta segunda-feira (27). O Mutirão atua das 8h às 16h, nos bairros em que o índice de infestação alto no primeiro LIRAa de 2019 relacionado ao lixo como depósito primário, recolhendo o maior número de depósitos possível. Nesta terça-feira (28), as equipes começam a percorrer a Vila Militar.

Cronograma. De 27 a 30 de maio, os motofogs percorrem os bairros Cidade Nova e Parque do Mirante no período matutino, enquanto no vespertino passam pelos bairros Elza Amuí, Volta Grande, Vila Planalto e Vila Raquel. No dia 31, os motofogs percorrem o entorno das unidades de saúde. Em casos de dúvidas, denúncias e solicitações, o atendimento ocorre pelo disque dengue no 3317-4660 ou no telefone 3315-4173.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por