CIDADE

Imóvel abandonado no Santa Maria escondia foco do Aedes aegyti

Equipe da Zoonoses esteve no local, na manhã dessa quinta-feira, 23, e encontrou água empossada e larvas, que foram coletadas para análise

Geórgia Santos
Publicado em 24/04/2015 às 07:44Atualizado em 17/12/2022 às 00:26
Compartilhar

Agentes de endemias realizaram vistoria em imóvel abandonado na rua Amapá, no bairro Santa Maria. Atendendo à solicitação de moradores da região, preocupados com a possibilidade de ter focos do mosquito da dengue, a equipe da Zoonoses esteve no local, na manhã dessa quinta-feira, 23, e encontrou água empossada e larvas, que foram coletadas para análise em laboratório.

De acordo com o diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Antonio Carlos Barbosa, há mais de cinco anos estava sendo construído um prédio e, aparentemente, as obras foram interrompidas. Entretanto, o proprietário não estava realizando a limpeza do local como deveria. “Por isso, entramos no imóvel, sem danificar a estrutura. Temos autonomia para isso. Encontramos muita água parada e foco. Coletamos material para análise e realizamos o tratamento, mas não foi preciso fazer a limpeza”, explica.

Neste primeiro momento, Antonio Carlos afirma que não haverá multa ao proprietário, apenas uma notificação. O caso também foi repassado ao Departamento de Posturas. “Assim como nesse caso, existem vários imóveis fechados e com dificuldades para o nosso acesso. Residências abandonadas nas quais o proprietário não faz manutenção podem ter foco da dengue”, diz.

Será feito também um relatório técnico e apresentado ao dono do imóvel para que os agentes possam realizar visitas frequentes. Já que a obra não foi concluída, a intenção é de que as vistorias aconteçam uma vez ao mês.

Por falar em dengue, Antonio Carlos comenta sobre o trabalho do fumacê que está sendo realizado nos bairros. Quarenta e um bairros de Uberaba vão receber o serviço do fumacê até este sábado. O trabalho é realizado por seis motofogs da Secretaria Municipal de Saúde e duas caminhonetes de Ultra Baixo Volume (UBV), de responsabilidade do Estado. Ao todo, seis motofogs estão percorrendo 28 bairros até esta sexta-feira, totalizando 1.378 quarteirões e 43.740 imóveis. O trabalho é realizado das 17h às 22 horas. Já as duas caminhonetes de UBV, de responsabilidade do Estado, estão percorrendo 13 bairros até este sábado, atingindo 632 quarteirões e 21.735 imóveis.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por