SAÚDE

Salgadinho deve ser consumido com limite

A Proteste, fez teste com 16 salgadinhos sabor queijo e constatou que os teores de gordura, são prejudiciais à saúde

Publicado em 06/10/2010 às 10:23Atualizado em 20/12/2022 às 03:55
Compartilhar

A Associação de Consumidores, a Proteste, fez teste com 16 salgadinhos sabor queijo e constatou que, mesmo que existam bons produtos no mercado, os teores de gordura e sódio, que serve para conservar o alimento, são prejudiciais à saúde. A pesquisa constatou que, com os níveis atuais das duas substâncias, o consumo não deve ultrapassar 25 gramas, ou seja, o correspondente a apenas uma xícara e meia de salgadinho, quando costumamos comer de uma vez o pacote todo, com pelo menos 250 gramas.

Foram checadas a qualidade e a veracidade das informações dos rótulos e feitas análises físico-químicas e de higiene. Quanto à composição nutricional dos produtos, foram analisados: valor energético, quantidade de gorduras e de sódio, além de ter sido medida a quantidade de glutamato

monossódico. Todos os salgadinhos testados estavam bem abaixo do limite de glutamato monossódico estabelecido pela legislação europeia (10g/kg).

De acordo com o estudo, as marcas Bon Gouter e Yoki têm aproximadamente 24% de sódio acima do recomendável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 5g de sal ou sódio por dia. O produto Pippo’s exagera na gordura saturada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por