Acontecem hoje e amanhã, na Universidade de Uberaba, a 6ª Jornada Odontológica e o 1º Encontro de Odontopediatria da Uniube. Na oportunidade, será homenageado um ex-professor
Acontecem hoje e amanhã, na Universidade de Uberaba, a 6ª Jornada Odontológica e o 1º Encontro de Odontopediatria da Uniube. Na oportunidade, será homenageado o ex-professor e primeiro odontopediatra de Uberaba, o dentista José Gilberto da Silva, que por vários anos se dedicou ao ensino e à experiência na odontologia.
Segundo o diretor do curso de Odontologia, Luís Henrique Borges, o objetivo é oferecer a acadêmicos e profissionais cursos e palestras de nível científico, que permitirão o aprofundamento e a atualização nas diversas áreas da Odontologia. “Entre elas a palestra ‘Odontologia para Bebês: da Prevenção ao Tratamento’, que será ministrada pelas professoras Carolina Paes Torres Montovanni e Jaciara Miranda Gomes da Silva, da USP Ribeirão Preto. Elas vão abordar uma nova forma de lidar com a cárie infantil para diminuir a perda de dentes”, destaca.
O diretor explica que atualmente o dentista precisa avaliar o estado da cárie dental, se ela está agressiva ou não. “Se a cárie mostra-se estável, não é agressiva, quanto mais o aparelho abre a cavidade para fazer a limpeza, mais o problema terá espaço para avançar, até a perda do dente. Por isso, o dentista pode só acompanhar o estado da cárie e atuar quando ela estiver avançando”, completa Borges.
Novos Conceitos sobre a Cárie Dentária será o tema abordado pelo professor Fausto Medeiros Mendes, da USP São Paulo, que na oportunidadde lançará o livro Selamento de Cárie - Uma Alternativa para Tratamento de Lesões de Cárie em Dentina, ainda dentro do tema odontopediatria. Outro tema importante que será discutido no evento e foi tema na audiência pública que discutiu a situação da saúde bucal na Câmara Municipal de Uberaba, no dia 21, é o preparo dos futuros profissionais ao atendimento pelo SUS. A palestra “Gestão em Serviços de Saúde” será ministrada por Maria José de Oliveira Cunha Freitas, coordenadora de Atenção à Saúde da Diretoria Regional de Saúde.
Entre outros temas, a jornada abordará as “Doenças Bucais Prevalentes” e suas perspectivas de diagnóstico, com os professores Marcelo Sivieri de Araújo, Paulo Roberto Henrique e Beatriz Medina Coeli Barbosa, da Uniube. Segundo o diretor do curso de Odontologia, Luís Henrique Borges, é papel fundamental da universidade preparar os profissionais para que façam o diagnóstico de problemas, como o câncer bucal. “O câncer bucal é a terceira doença que mais mata no Brasil e nenhum outro profissional, que não o dentista e cirurgião-dentista, deve estar preparado para diagnosticar esse que é um problema de saúde pública”, alerta. Entre suas causas estão o fumo, a bebida alcoólica e a exposição ao sol.