Dr. José Fábio Lana
A velha sabedoria popular de que uma boa noite de sono é premissa para um dia produtivo não está longe de se aproximar do que a Ciência nos prova. Aqueles que abrem mão de dormir cedo e por, no mínimo, 8 horas diárias estão contribuindo para a queda da produção de um importante hormônio secretado pelo nosso organismo, a melatonina.
Além de ter como umas de suas funções centrais participar do controle do relógio biológico, ou seja, induzindo o sono na hora certa e auxiliando o nosso corpo a se manter adormecido, a melatonina também tem uma importante ação antioxidante, conforme pesquisas já revelaram. Este hormônio, assim como alguns outros que são secretados pelo nosso organismo, atua como agente de manutenção da harmonia e do funcionamento do nosso Sistema Imunológico, que nos protege contra as doenças.
Vale acrescentar também que, como a melatonina é uma indutora do sono, ela contribui, paralelamente, para a produção do GH, o hormônio do crescimento, do qual nós já falamos em outra coluna e que tem uma função importante para a regeneração óssea e muscular. Isso sem contar que, quando estamos em estado de sonolência, há um processo de restauração das moléculas de DNA lesadas. Portanto, uma boa noite de sono tem sua colaboração para retardar o envelhecimento.
No entanto, é importante esclarecer que a produção da melatonina (secretada pela glândula pineal) acontece, prioritariamente, durante o sono, sem a presença de luz e som. É que esses fatores externos podem provocar a secreção da adrenalina e, quando este outro hormônio é secretado, a taxa de produção da melatonina se reduz. Além disso, já foi comprovado que, com o aumento da idade, a produção de melatonina vai diminuindo gradativamente. Assim, os idosos tendem a sofrer mais com problemas de insônia exatamente por secretarem uma quantidade menor desse hormônio.
Portanto, é fundamental ter bons hábitos de vida e, principalmente, zelar por uma boa noite de sono. Ingerir carboidratos na quantidade certa e tomar o sol da manhã também pode ajudar na produção da melatonina. Cuidar da saúde é buscar formas de proteger o nosso organismo e mantê-lo em completas condições para exercer todas as atividades normais do dia-a-dia. Pense nisso!