Dia Mundial do Diabetes será lembrado em 14 de novembro e a Casa do Diabético amplia o trabalho voluntário que realiza, oferecendo medição de índice glicêmico gratuitamente.
A campanha teve início no mês de outubro com a distribuição de fitas utilizadas para medir a glicose sanguínea. Mas o estoque acabou rápido devido à procura de mais de 100 pacientes.
A nutricionista Nádia Maria de Souza Mazeto integra a equipe multidisciplinar da instituição e afirma que exames e um diagnóstico precoce são as melhores alternativas para constatar a doença e iniciar o tratamento.
As pessoas que sofrem de diabetes apresentam
sintomas como fraqueza, mal-estar, sentem muita sede e fome e podem fazer ou não parte dos grupos de risco, que incluem obesos, fumantes e quem já tem alguém com a doença na família.
Nádia ressalta que o papel do profissional que trabalha com nutrição é orientar o paciente a ter uma alimentação saudável, o que pode se transformar em uma potente arma contra a doença. “Diminuir o sedentarismo buscando qualidade de vida é ponto essencial para quem planeja viver bem, mesmo portando o diabetes”, observou.
Os interessados em ajudar ou conhecer o trabalho realizado na Casa do Diabético podem comparecer à rua Getúlio Guaritá, nº 61, no bairro Abadia, das 7h às 11h da manhã, ou das 13h às 17h. O contato por telefone é feito pelo número 3321-6952.