SAÚDE

Alimentos podem ajudar no controle da osteoartrite

Publicado em 12/10/2010 às 11:41Atualizado em 20/12/2022 às 00:38
Compartilhar

Dr. José Fábio Lana

Estatísticas nos revelam que quase 70% da população sofre com algum grau de osteoartrite. Diferentemente da artrite reumatóide, que é caracterizada por uma inflamação sistêmica nas articulações, a oesteoartrite é uma inflamação localizada que, se não controlada, pode chegar a comprometer a mobilidade ou causar dores muito fortes.

Pesquisas recentes tem evidenciado a eficácia de muitos alimentos e substâncias na prevenção e no controle da osteoartrite. Hoje já é possível elaborar uma dieta rica em anti-inflamatórios naturais, anti-oxidantes e co-suporte de nutrientes que podem promover uma melhoria gradativa da qualidade de vida dos portadores da artrite. A ação destes alimentos seria a de conter a inflamação nas articulações e a de promover uma regeneração celular, reparando a cartilagem da região afetada.

Um vegetal tem ganhando destaque no cenário científico. Pesquisas da Universidade East Anglia, na Inglaterra, revelaram que o brócolis pode ter um efeito benéfico, em se tratando da osteoartrite. O alimento contém um composto bioativo chamando sulforafano, que bloqueia as enzimas que causam a degeneração das estruturas da articulação.

Outras substâncias também vem sendo estudadas e testadas. Nas últimas semanas, estive na Europa, participando de Congressos e visitando Centros de Pesquisa, e muito se falou sobre a Curcumina, uma substância derivada do Açafrão que possui um grande potencial anti-inflamatório e pode ser uma aliada no tratamento da osteoartrite. Fala-se muito também do ômega-3, óleo de soja insaponificável, óleo de abacate, gengibre, flavonóides presentes nas frutas cítricas, extratos de chá verde e da vitamina E, que podem ajudar a evitar e controlar as inflamações.

E muita atenção a este recad exercícios físicos são sempre recomendados e tem um papel de extrema relevância na manutenção da força de mobilidade e equilíbrio! Procure um especialista e elabore uma dieta adequada com um programa de atividade física ideal para o seu caso. Aliando boa alimentação e exercícios, é possível minimizar o desconforto causado pela artrite, desfrutando de uma melhor qualidade de vida.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por