POLÍTICA

Zema anuncia estudo para flexibilizar restrições ao comércio após análise da velocidade dos casos de contaminação do Covid-19

Governador fez pronunciamento sobre o assunto na tarde de ontem após a realização de protestos no interior do Estado

Gisele Barcelos
Publicado em 27/03/2020 às 19:56Atualizado em 18/12/2022 às 05:15
Compartilhar

Após protestos no interior do Estado, o governador Romeu Zema (Novo) anunciou em pronunciamento oficial na tarde desta sexta-feira (27) que equipe do governo mineiro dará início a estudos para reabertura gradativa de setores do comércio. A decisão, entretanto, dependerá da análise da velocidade de surgimento de novos casos da doença.

Zema afirma que a análise começará a ser feita a partir da próxima semana, mas ressalta que ainda não há uma liberação para abertura das lojas no momento. “Quero deixar claro que nós não estamos determinando a reabertura de nada. Estamos simplesmente dizendo que vai ser estudado”, manifesta.

Apesar da declaração, o governador afirma acreditar quanto à possibilidade de liberar a reabertura do comércio em algumas regiões do Estado que não tenham sido tão afetadas pela pandemia e afirma que a situação precisa ser analisada caso a caso. “Estamos otimistas que será possível sim liberar algumas atividades em algumas regiões do Estado. Minas Gerais por ser um Estado muito grande e com realidades muito distintas, o coronavírus se espalhou de forma muito desigual. Então, não seria justo todas as cidades receberem o mesmo tratamento”, posiciona.

Além disso, o governador destaca que os prefeitos serão ouvidos para a tomada de decisão sobre o fim das restrições ao comércio em MInas Gerais. “Os prefeitos serão peças fundamentais no momento. Se o prefeito julgar que a cidade dele não deve ser liberado porque tem focos, isso será levado em conta por nòs”, declara.

Comércio deve continuar fechado até 5 de abrilReforçando que a reabertura do comércio dependerá da análise sobre os índices de transmissão do Covid-19 no Estado, o governador ainda alerta que qualquer eventual flexibilização nas regras poderá ser cancelada de imediato se houver aumento do número de casos registrados.

“Nós iremos iniciar um estudo para ver o que é possível fazer no sentido de começarmos a reativar alguns setores. Isso será feito com maior critério, estando sujeito a ser desfeito caso a gente perceba que os índices de infectados pelo novo coronavírus estejam aumentando. Vamos estar acompanhando a curva de novos casos. Se ela estiver dentro de uma normalidade, o processo de reabertura continuará. Se observarmos que há aceleração da incidência de novos casos, podemos até reverter esse processo.  Não é algo que dá para determinar agora. Será dosado de acordo com os dados”, encerra.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por