POLÍTICA

Zema anuncia estudo para flexibilizar restrições ao comércio após análise da velocidade dos casos de contaminação do Covid-19

Governador fez pronunciamento sobre o assunto na tarde de ontem após a realização de protestos no interior do Estado

Gisele Barcelos
Publicado em 27/03/2020 às 19:56Atualizado em 18/12/2022 às 05:15
Compartilhar

Após protestos no interior do Estado, o governador Romeu Zema (Novo) anunciou em pronunciamento oficial na tarde desta sexta-feira (27) que equipe do governo mineiro dará início a estudos para reabertura gradativa de setores do comércio. A decisão, entretanto, dependerá da análise da velocidade de surgimento de novos casos da doença.

Zema afirma que a análise começará a ser feita a partir da próxima semana, mas ressalta que ainda não há uma liberação para abertura das lojas no momento. “Quero deixar claro que nós não estamos determinando a reabertura de nada. Estamos simplesmente dizendo que vai ser estudado”, manifesta.

Apesar da declaração, o governador afirma acreditar quanto à possibilidade de liberar a reabertura do comércio em algumas regiões do Estado que não tenham sido tão afetadas pela pandemia e afirma que a situação precisa ser analisada caso a caso. “Estamos otimistas que será possível sim liberar algumas atividades em algumas regiões do Estado. Minas Gerais por ser um Estado muito grande e com realidades muito distintas, o coronavírus se espalhou de forma muito desigual. Então, não seria justo todas as cidades receberem o mesmo tratamento”, posiciona.

Além disso, o governador destaca que os prefeitos serão ouvidos para a tomada de decisão sobre o fim das restrições ao comércio em MInas Gerais. “Os prefeitos serão peças fundamentais no momento. Se o prefeito julgar que a cidade dele não deve ser liberado porque tem focos, isso será levado em conta por nòs”, declara.

Comércio deve continuar fechado até 5 de abrilReforçando que a reabertura do comércio dependerá da análise sobre os índices de transmissão do Covid-19 no Estado, o governador ainda alerta que qualquer eventual flexibilização nas regras poderá ser cancelada de imediato se houver aumento do número de casos registrados.

“Nós iremos iniciar um estudo para ver o que é possível fazer no sentido de começarmos a reativar alguns setores. Isso será feito com maior critério, estando sujeito a ser desfeito caso a gente perceba que os índices de infectados pelo novo coronavírus estejam aumentando. Vamos estar acompanhando a curva de novos casos. Se ela estiver dentro de uma normalidade, o processo de reabertura continuará. Se observarmos que há aceleração da incidência de novos casos, podemos até reverter esse processo.  Não é algo que dá para determinar agora. Será dosado de acordo com os dados”, encerra.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por