TERRA DE GIGANTES

Unesco chancela, mas geoparque terá de se consolidar nos próximos quatro anos

Gisele Barcelos
Publicado em 27/03/2024 às 20:48Atualizado em 28/03/2024 às 07:28
Compartilhar
Autoridades que acompanharam o anúncio da Unesco comemoram a chancela do Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes (Foto/Divulgação)

Autoridades que acompanharam o anúncio da Unesco comemoram a chancela do Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes (Foto/Divulgação)

Unesco confirmou nesta quarta-feira (27) a chancela do Geoparque Uberaba e o território mineiro se tornou o primeiro reconhecido pela organização mundial na região Sudeste do país. O anúncio foi acompanhado por um anfiteatro lotado no Centro Administrativo da Prefeitura, contando com a participação do vice-governador Mateus Simões (Novo) e, também, do secretário estadual de Turismo, Leônidas Oliveira.

Em pronunciamento durante o evento, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, comemorou a conquista da chancela, mas reforçou que a equipe da Unesco retornará em quatro anos para reavaliar o Geoparque Uberaba e existem metas a serem atingidas.

Conforme o titular da pasta, um dos desafios é a estruturação dos 30 geossítios pertencentes ao território do geoparque local, inclusive locais que já foram apresentados aos avaliadores da Unesco e ainda não estão abertos para visitação. Com isso, Ramos aproveitou para pedir o apoio do governo estadual, dos deputados presentes e, também, da iniciativa privada para viabilizar recursos para os investimentos necessários.

Questionado sobre o possível aporte de recursos públicos, o secretário estadual de Turismo posicionou que a pasta disponibiliza editais e propostas podem ser apresentadas para pleitear a verba junto ao Estado. “Nós precisamos de projetos. Hoje o Estado de Minas Gerais não faz convênios diretamente com esse ou aquele ente. No momento, temos a plataforma onde podem ser apresentados projetos. No caso do Geoparque Uberaba, que tem relação muito próxima com a cultura, a lei estadual de incentivo à cultura também pode contemplar”, salientou.

Já a prefeita manifestou que a diretriz a partir de agora será a preparação de projetos para pleitear a verba necessária para os investimentos na estruturação e aprimoramento do geoparque. “Já temos alguns projetos preparados e ainda vamos elaborar outros”, disse.

Após a confirmação da chancela, foi assinado convênio ontem entre o Sebrae Minas e a Prefeitura que prevê iniciativas para impulsionar o turismo, a valorização da identidade regional e o desenvolvimento econômico local sustentável. O termo estabelece ações até o final de 2024. 

De acordo com o presidente do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, estão previstas visitas a outros geoparques brasileiros para entender como funciona a gestão e aplicar no projeto de Uberaba. Além disso, serão realizadas capacitações gerenciais para artesãos, produtores rurais e pequenas empresas, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento oferecido aos turistas e ampliar os negócios.

A parceria inclui ainda consultorias para a estruturação, mapeamento, criação e qualificação de novos produtos e experiências da Rota Turística Caminhos do Geoparque de Uberaba, que será lançada, este ano, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por