ATUALIZAÇÃO

Prefeito de BH, Fuad sofre parada cardíaca, respira sob aparelhos e quadro é 'bastante grave'

Prefeito de Belo Horizonte teve piora no quadro na noite dessa terça-feira (25 de março)

Leticya Bernadete/Simon Nascimento/O Tempo
Publicado em 26/03/2025 às 09:33
Compartilhar
Prefeito Fuad Noman (PSD) está internado desde 3 de janeiro para tratar quadro de pneumonia (Foto/O TEMPO)

Prefeito Fuad Noman (PSD) está internado desde 3 de janeiro para tratar quadro de pneumonia (Foto/O TEMPO)

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), sofreu uma parada cardiorrespiratória na noite dessa terça-feira (25 de março) e está em estado 'bastante grave'. O boletim de saúde, divulgado na manhã desta quarta (26 de março), informa que o chefe do Executivo foi reanimado, mas evoluiu com choque cardiogênico necessitando de doses elevadas de drogas vasoativas e inotrópicas.

 Ainda de acordo com o documento, no momento, Fuad está em respiração controlada por aparelhos, mantendo pressão com medicamentos e cursando com insuficiência renal aguda após a parada cardiorrespiratória. O boletim é assinado por Enaldo Melo de Lima, coordenador médico do Hospital Integrado do Câncer da Rede Mater Dei de Saúde, e por Anselmo Dornas Moura, coordenador médico da UTI do Hospital.

Internações de Fuad

O quadro divulgado nesta manhã é o mais grave desde a internação de Fuad, em janeiro. Na última segunda-feira, o prefeito em exercício, Álvaro Damião (União Brasil), afirmou que não tem tido contato direto com Fuad.

Segundo ele, as atualizações sobre a saúde de Fuad chegam pela imprensa e por sua esposa, Mônica. A declaração foi dada nesta segunda-feira (24 de março), em um evento de entrega de viaturas para a Guarda Municipal. Desde julho de 2024 o prefeito Fuad Noman trata do câncer. Ele optou por prosseguir com sua campanha de reeleição ao mesmo tempo em que realizada o tratamento do linfoma.

No dia 1º de janeiro, Fuad tomou posse para seu segundo mandato. Sua participação foi à distância, através de vídeo no qual apareceu visivelmente debilitado; dias após a posse, em 3 de janeiro, a prefeitura anunciou que o chefe do Executivo precisou retornar ao hospital para tratar de uma pneumonia.

Fuad precisou ser internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital, onde permaneceu até o dia 29 de janeiro. Nesse período o prefeito precisou passar por uma traqueostomia e necessitou da ajuda de aparelhos para respirar. Após recuperação, o prefeito iniciou o processo de recuperação e pedindo licenças curtas, de 15 dias.

A prefeitura iniciou fazendo divulgações diárias em relação à saúde do prefeito. Posteriormente, o hospital reduziu as divulgações para dois boletins semanais e, desde o início de março, os relatórios médicos são divulgados apenas nas segundas-feiras.

A falta de informações sobre a situação do prefeito tem motivado críticas no mundo político. Na última semana, em entrevista ao quadro Café com Política, do Canal O TEMPO, a vereadora Fernanda Pereira Altoé (Novo) admitiu que nem os vereadores sabem ao certo qual a situação do prefeito.

Antes dela, o presidente da Câmara, vereador Juliano Lopes (Podemos), já havia solicitado clareza da prefeitura em relação à forma como a administração municipal tem tratado o afastamento de Fuad Noman.

Fonte: O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por