SERÁ QUE RESOLVE?

Plano de Mobilidade pode inserir semáforos na praça da Exposição

Marconi Lima
Publicado em 23/05/2025 às 21:47
Compartilhar

(Foto/Reprodução/Google)

A semaforização na rotatória do Parque Fernando Costa, em Uberaba, pode ser a alternativa para melhorar a mobilidade no trânsito nessas áreas, onde há grande concentração de veículos. Durante entrevista ao programa Pingo do J, na Rádio JM, a coordenadora da elaboração do Plano de Mobilidade, arquiteta Ana Luísa Bilharinho, disse que essa foi uma das alternativas apresentadas pela consultoria PlanMob, contratada pela Prefeitura, e discutida na 3ª Audiência Pública na quarta-feira (21).

Conforme Ana Luísa, as rotatórias têm vida útil. Ela explicou que esse cruzamento circular é planejado para receber um determinado número de veículos diariamente e quando esse volume é superado há necessidade de uma nova formatação no local.

“Nesse caso (quando o volume de circulação de veículos ultrapassa o que foi projetado inicialmente), a semaforização é a melhor solução. Mas também existem algumas tratativas para o trânsito que podem ser aplicadas antes de se chegarem às rotatórias para diminuir o fluxo de veículos naqueles locais, e não apenas ter uma solução pontual”, explicou Ana Luísa.

Ela lembrou que no Plano de Mobilidade há sugestões para transformar as rotatórias em espaços com semáforos de tempos distintos. “O intuito é acabar com a rotatória? Não, vai se transformar em um sentido de praça. Essa é uma proposta inicial e ainda não oficial. Na 3ª audiência pública foi apresentada essa proposta. Mas, agora, vamos discutir esse modelo com a comunidade e, também, tecnicamente”, ressaltou.

Ana Luiza disse que uma nova reunião deve ser marcada durante o mês de junho com diversas entidades, para discussão da proposta.

“É preciso um estudo minucioso dessa proposta, para somente então ser elaborado um projeto executivo para incluir a mobilidade urbana, que não é apenas o tráfego de veículos, mas também a inclusão de outros modais, como pedestres e a circulação de bicicletas. Por isso, é preciso um estudo”, justificou.

Na coluna FALANDO SÉRIO, do Jornal da Manhã, assinada por Wellington Cardoso Ramos, o jornalista destacou que o consórcio responsável pelo PlaMob defendeu estudo de tráfego e circulação a ser produzido para toda a área, com a utilização de software específico de simulação para que seja escolhida a melhor alternativa.

Ainda conforme a FALANDO SÉRIO, foi também colocada para futura decisão a possibilidade de criação de um bolsão de circulação exclusiva para o acesso ao Parque Fernando Costa, sem conflitos diretos com o fluxo das avenidas.

Há outras rotatórias, segundo Ana Luísa, que também terão ações para melhoria no fluxo de trânsito, como a localizada entre o pontilhão ao final da avenida Leopoldino de Oliveira, no entroncamento entre as avenidas Niza Marquez Guaritá e Nossa Senhora do Desterro. No local já existe semaforização, mas a superintendente admite que há problemas. (ML)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por