(Foto/Divulgação)
Modelo de gestão para a implantação do asilo público municipal para idosos deve ser definido até o fim deste mês. A informação é do secretário de Desenvolvimento Social, Ernani Neri, que falou sobre o assunto em entrevista à Rádio JM e negou desistência do projeto.
De acordo com Neri, a definição do modelo de gestão para o asilo municipal foi colocada entre as metas da pasta para os primeiros 100 dias de governo.
O titular da pasta manifestou que a questão depende da conclusão dos critérios de regulação para atendimento, que está em fase final para publicação do regulamento.
O secretário ponderou como será a liberação das vagas, porque isso interfere na análise financeira para a implantação do asilo municipal. Ele posicionou que um idoso pode entrar no serviço com um quadro de saúde e demandar de mais cuidados ao longo do tempo. “Isso dobra o valor da manutenção dele lá. Precisamos pensar isso nos próximos anos com relação aos cofres públicos”, disse.
Por enquanto, ainda não há confirmação se a proposta é entregar a gestão do asilo à iniciativa privada por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada), criar um formato de coparticipação com o terceiro setor ou ter a administração feita 100% pela Prefeitura.
Questionado, o titular do Desenvolvimento Social não especificou cronograma para a abertura do asilo municipal e apenas posicionou que espera que consiga chegar a um denominador comum para colocar o projeto em funcionamento.
O projeto de criação do asilo público foi anunciado no fim de 2022 e a expectativa inicial era a abertura do serviço no ano passado, o que não se confirmou. O lar de acolhimento da Prefeitura terá capacidade para abrigar até 82 idosos. A ocupação deverá ocorrer de maneira gradativa até atingir a lotação total.
No local, serão atendidos idosos em situação de vulnerabilidade, pois, apesar das parcerias com instituições do terceiro setor, a capacidade não é suficiente para atender a toda a demanda e existem pessoas aguardando vagas para acolhimento em instituições de longa permanência.