ESTÃO DE OLHO

Escritório externo ou procuradores concursados? MP cobra explicações da Prefeitura

Executivo prevê contrato de R$ 25 mil por mês e anunciou a convocação de mais um aprovado antes do fim do concurso

Marconi Lima
Publicado em 30/06/2026 às 21:31Atualizado em 01/07/2026 às 07:02
Compartilhar

Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) transformou a Notícia de Fato em procedimento administrativo para acompanhar a contratação de serviços advocatícios externos pela Prefeitura de Uberaba e a nomeação de aprovados no concurso público para procurador municipal.

A medida foi determinada pelo promotor de Justiça Eduardo Fantinati Menezes, da 15ª Promotoria de Justiça, após a conversão de uma Notícia de Fato em procedimento administrativo. O objetivo é fiscalizar se uma eventual contratação de escritório de advocacia ficará restrita a demandas jurídicas eventuais, complexas e de natureza singular, sem substituir as atribuições permanentes da Procuradoria-Geral do Município.

Na decisão, o Ministério Público requisitou ao Executivo, em prazo de 15 dias úteis, informações sobre o andamento da nova contratação, incluindo modalidade, objeto, estimativa de custos e cópia integral do procedimento administrativo. Também solicitou esclarecimentos sobre quais atividades continuarão sob a responsabilidade exclusiva da Procuradoria-Geral, os critérios para eventual terceirização de serviços jurídicos e as medidas adotadas para evitar a substituição das funções dos procuradores efetivos.

Outro ponto abordado pelo MP é a situação do quadro de procuradores municipais. O órgão pediu informações sobre o número de cargos ocupados e vagos, a necessidade de recomposição da equipe e o cronograma para nomeação dos candidatos aprovados no Concurso Público 001/2024.

Em resposta, a Prefeitura informou que o processo de contratação está na fase interna de planejamento e prevê a contratação, por inexigibilidade de licitação, de um escritório para prestar consultoria jurídica especializada, acompanhar ações estratégicas nos tribunais e atuar junto aos tribunais de contas. A estimativa é de um contrato de R$25 mil mensais, com conclusão prevista para julho.

O Município informou ainda que editará normas para delimitar quais processos permanecerão sob a responsabilidade dos procuradores efetivos e afirmou que a atuação do escritório ficará restrita aos casos de maior complexidade.

Sobre o concurso público, a Prefeitura comunicou que nomeou, em 12 de junho, o primeiro candidato do cadastro de reserva para substituir um procurador aposentado e prevê convocar mais um aprovado antes do fim da vigência do certame, que deverá ser prorrogado. Segundo o Executivo, as nomeações foram condicionadas à implantação do plano de previdência complementar para servidores com remuneração acima do teto do Regime Geral de Previdência Social. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por