Depois de adiada duas vezes, foi finalizada a licitação para contratar empresa especializada para elaborar o Plano Municipal de Arborização Urbana. A vencedora do certame foi a Propark Paisagismo e Ambiente Ltda., que apresentou a menor proposta para executar o serviço.
A empresa de Piracicaba (SP) ofereceu proposta de R$192 mil para elaboração do plano de arborização. O valor ficou cerca de 40% abaixo do montante estimado no edital de licitação (R$322.737,33).
A vencedora do processo licitatório terá prazo de seis meses para entregar o material pronto, a partir da emissão da ordem de serviço. Com isso, a expectativa é que o Plano Municipal de Arborização Urbana seja concluído ainda este ano.
No plano, serão apontadas as diretrizes para o plantio de árvores na cidade. Isso inclui as espécies adequadas para a área urbana; as distâncias entre as árvores e as esquinas e semáforos; a definição sobre a responsabilidade pelas árvores; os procedimentos de poda, e locais onde será necessário substituir as espécies plantadas anteriormente.
Conforme o projeto da Prefeitura, o Horto Municipal deverá fornecer as mudas para colocar o plano de arborização em prática na cidade. Uma ampla reestruturação no Viveiro já foi feita no ano passado para viabilizar a implantação do plano futuramente. Atualmente, são produzidas mais de 60 mil mudas no horto. A meta é chegar à produção de 300 mil nos próximos anos.