O OUTRO LADO

Piau volta a defender a Prainha e diz que a mudança de projeto foi acertada

Marconi Lima
Publicado em 16/05/2025 às 21:46
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Ex-prefeito de Uberaba, Paulo Piau, entrou em contato com a reportagem do Jornal da Manhã para esclarecer sobre projetos de transposição do rio Claro e da Barragem da Prainha, cuja obra está paralisada desde o fim do governo dele à frente da Prefeitura.

O ex-prefeito destacou não querer polêmica, mas disse ser necessário apresentar alguns esclarecimentos. Conforme Piau, sobre a alteração do projeto inicial que previa captação definitiva no rio Claro, duas coisas aconteceram. Primeiro, segundo ele, a água do rio Claro ao invés de chegar Uberaba por “tubo”, como era o projeto anterior, ela chega pelo canal do rio. No entendimento de Piau, isso não altera a quantidade de água que chega, a não ser uma pequena evapotranspiração.

O ex-prefeito defendeu a existência de vantagem na mudança do projeto e a decisão por construir a Barragem da Prainha com os mesmos recursos a fundo perdido. “Aí sim, armazena água das chuvas para o período de seca. Esta é a grande vantagem na alteração do projeto”, justificou.

O segundo ponto abordado por Paulo Piau foi quanto à atribuição da paralisação da obra em virtude de erros no projeto. “Quais são os erros do projeto?”, questionou o ex-prefeito. “Os responsáveis pela elaboração do projeto têm o direito de defesa ou responsabilidade técnica. Para isso é preciso conhecer tecnicamente os defeitos do projeto. E o projeto foi aprovado pelo Ministério das Cidades, pela Caixa Econômica Federal e pelos engenheiros da Prefeitura e da Codau”, ressaltou Piau, sem esclarecer os motivos de a obra ter sido paralisada ao final de seu governo.

“A intenção não é polemizar, mas tão somente de não deixar que narrativas, nada técnicas, vão prevalecendo”, finalizou Paulo Piau.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por