PRESSÃO

Coleta de assinaturas para redução da tarifa de água já passa de 5.000

Parlamentar diz que, se não houver uma manifestação do governo municipal sobre o pleito, ele não descarta a possibilidade de acionar a Justiça

Gisele Barcelos
Publicado em 16/09/2023 às 16:04
Compartilhar
De acordo com Marcos Jammal, a busca de adesões continuará ao longo da semana em outros pontos da cidade (Foto/Reprodução/Instagram)

De acordo com Marcos Jammal, a busca de adesões continuará ao longo da semana em outros pontos da cidade (Foto/Reprodução/Instagram)

Em meio a diversas críticas à Codau, o vereador Marcos Jammal (MDB) deu início à coleta de assinaturas para revindicar a redução da tarifa de água e de esgoto em Uberaba. O fim da cobrança da taxa de lixo atrelado ao consumo de água também faz parte do pleito. Mais de 5.000 pessoas já tinham aderido ao abaixo-assinado até ontem e a mobilização continuará neste domingo (17), com equipes na Feira da Abadia.

Segundo o parlamentar, a busca de adesões continuará ao longo da semana em outros pontos da cidade. A meta é atingir, no mínimo, 12 mil assinaturas para revindicar a diminuição do valor da conta de água e esgoto em Uberaba. “Vamos cruzar a cidade, incluindo os bairros e terminais de ônibus. Não recuaremos até que essa fatura diminua”, ponderou.

Paralelo à mobilização do abaixo-assinado, Jammal salientou que também há um estudo em andamento quanto à possibilidade de redução das tarifas de água e esgoto. O vereador informou que o trabalho está sendo feito em parceria com técnicos das universidades locais para comprovar a viabilidade de diminuir o valor cobrado do consumidor.

O vereador declarou que o abaixo-assinado e o resultado do estudo técnico serão entregues formalmente ao governo municipal para um posicionamento sobre a revisão da fatura da Codau, assim como ocorreu anteriormente em relação ao pleito para redução da cobrança da Cosip (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública).

A expectativa é que todo o material seja encaminhado ao Executivo antes da realização da audiência pública, que deve ser marcada para apresentar o diagnóstico da agência reguladora sobre situação geral da Codau, inclusive em relação à atual tarifa cobrada na cidade.

Se não houver uma manifestação do governo municipal sobre o pleito, o vereador não descarta a possibilidade de acionar a Justiça. “Caso necessário, podemos reunir o abaixo-assinado e o estudo para ingressar com ação judicial”, finalizou.

O aumento do valor das contas da Codau é alvo de reclamações desde abril do ano passado, quando houve o último reajuste da tarifa de água e esgoto. Já este ano, começou a cobrança da taxa de lixo atrelada ao consumo de água e a também a troca dos hidrômetros, o que vem gerando mais críticas. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por