BOA NOTÍCIA

Atlas Agro de Uberaba fica entre selecionadas em chamada do Ministério

Ministério de Minas e Energia abre chamada pública para selecionar projetos de hidrogênio para descarbonização da indústria brasileira e classificou 12 empresas

Gisele Barcelos
Publicado em 26/12/2024 às 21:06Atualizado em 27/12/2024 às 04:23
Compartilhar

Prevista para entrar em operação até 2028, a fábrica da Atlas Agro em Uberaba foi selecionada como um dos 12 hubs de hidrogênio para a descarbonização da indústria brasileira. O projeto foi selecionado em chamada pública realizada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), com objetivo de consolidar polos sustentáveis de hidrogênio no Brasil até 2035.  

Ao todo, a chamada pública recebeu 70 propostas, distribuídas em 20 estados do Brasil. As 12 empresas escolhidas agora entrarão na fase de detalhamento e os projetos poderão concorrer ao recurso do fundo internacional Climate Investments Funds – Industry Decarbonization CIF-ID, no qual o Brasil está participando sob coordenação da Secretaria de Assuntos Internacionais (SAIN) do Ministério da Fazenda.

A partir da seleção, as empresas devem definir como os recursos do fundo internacional poderão ser alocados para apoiar a viabilidade da implantação do projeto.

Com investimento estimado em cerca de R$5 bilhões, o projeto da fábrica de hidrogênio verde em Uberaba posicionou Minas Gerais como um dos destaques do edital. O projeto visa a produção de fertilizantes verdes a partir de hidrogênio obtido por eletrólise, um processo que utiliza exclusivamente fontes de energia renovável.

Além de incentivar práticas sustentáveis no setor agrícola, a proposta integra o programa internacional Acelerador da Transição Industrial (ITA), demonstrando relevância global na transição energética.

O Estado também emplacou um projeto da Cemig na chamada pública: o Hub de Hidrogênio e Amônia. Essa proposta se destaca pelo potencial de avanço na transição energética e na promoção de soluções industriais sustentáveis em Minas Gerais.

Entre os 12 selecionados estão também propostas de grandes empresas, como Petrobras, Eletrobras, Neoenergia e CSN, além de hubs localizados em portos estratégicos, como Suape (PE) e Açu (RJ).

A seleção foi baseada em critérios como volume de hidrogênio produzido, aplicação industrial, localização estratégica, indicação de potenciais compradores, impactos ambientais e parcerias envolvidas.

As propostas contemplaram a produção de hidrogênio a partir de diversas fontes, como eletricidade conectada à rede do Sistema Interligado Nacional (SIN), eólica, solar, etanol, biomassa e outras.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por