JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 01 de dezembro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SES afirma que MG precisa de 80% da população vacinada com 2 doses para desobrigar uso da máscara

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

12/10/2021 - 00:00:00.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a desobrigação do uso da máscara contra a Covid-19 em Minas Gerais será discutida apenas quando ocorrer a imunidade de rebanho. Para isso, seria necessário que pelo menos 80% da população fosse vacinada com as duas doses, até mesmo para a flexibilização em ambientes abertos. No entanto, atualmente, o esquema vacinal com as duas doses completas está em torno de 50% da população.

Ainda de acordo com a pasta, abandonar a máscara de proteção, sem que o índice seja atingido, pode provocar aumento nos casos e mortes, além de contribuir para a proliferação de novas variantes do coronavírus. 

Nos últimos dias, o assunto ganhou força após a prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, retirar a obrigatoriedade do uso. A medida também está sendo estudada pela prefeitura do Rio e governo de São Paulo.

No entanto, a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-Minas), Eva Lídia Arcoverde, afirma que o momento exige proteção com máscara e cumprimento dos protocolos sanitários de maneira rígida por toda a população, além da vacinação com esquema completo.

Eva acrescenta que o uso obrigatório da máscara é uma estratégia indispensável no sucesso contra a pandemia. 

A expectativa é que a marca de 80% de cobertura vacinal seja obtida até o fim de novembro. Para isso, ainda é preciso aplicar a segunda dose em cerca de 5,3 milhões de mineiros. 

*Com informações do jornal Hoje em Dia


Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia