Portaria define procedimentos cirúrgicos prioritários no SUS
#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900
O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (10) a portaria com a lista de novos procedimentos cirúrgicos prioritários para o Sistema Único de Saúde (SUS) e a liberação dos recursos para custeá-los. Os procedimentos cirúrgicos prioritários são definidos pelo governo como aqueles de grande demanda reprimida e com filas de espera significativas. Segundo o ministério, a medida foi tomada para contribuir para a eficiência do sistema, propiciando o melhor uso possível dos recursos públicos.
Entre alguns procedimentos listados estão correção de estrabismo, tratamento para varizes, tratamento para mudança no umbigo, tratamentos para correção da coluna, vasectomia, entre diversos outros. O valor dessas cirurgias ao estado variam de à R$ 4.701,84.
Segundo a portaria, os procedimentos serão financiados por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (Faec) por um período de 6 meses, para a formação de série histórica necessária à sua incorporação ao limite financeiro de média e alta complexidade dos estados, do Distrito Federal e municípios.
“Cabe aos gestores estaduais, municipais e do Distrito Federal, a organização e a definição dos critérios regulatórios que garantam o acesso preferencial aos pacientes cuja solicitação já esteja inserida na regulação. O Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência dos recursos aos Fundos de Saúde dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, mediante processo autorizativo encaminhado pela Secretaria responsável pelo Programa de Trabalho”, diz a portaria.
Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline
Leia mais
- Doações para Hospital Hélio Angotti despencam e queda compromete os atendimentos
- Com baixa procura, Brasil lança nova campanha de incentivo à vacinação
- Ministério quer ampliar atendimento psicossocial de crianças e jovens
- Chance de morte por covid-19 é cinco vezes maior para não vacinados
- Vai curtir a festança junina? Não descuide de sua saúde!
- Junho Violeta: Especialista orienta quanto aos cuidados com a pessoa idosa
- Especialista dá dicas para evitar que frio afete o sono no inverno
- Brasileiros demoram mais de 3 anos para buscar tratamento para depressão
- Saúde alerta para acidentes que causam queimaduras em festas juninas
- EUA recomenda vacina contra covid-19 para crianças a partir de 6 meses
Continua depois da publicidade
Podcast
Continua depois da publicidade