JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 22 de maio de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SAÚDE

Continua depois da publicidade



Exagerou no feriado? Confira as dicas da nutricionista para retomar os cuidados

Feriados e fins de semana tendem a ser dias em que as pessoas

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

22/04/2022 - 00:13:27. - Por Bruno Campos Última atualização: 22/04/2022 - 06:46:06.

 

Para os que mantêm uma rotina de alimentação saudável, os finais de semana tendem a ser um momento de maior "tentação" para se escapar da dieta. Principalmente após um feriado, onde muitos aproveitam para reunir a família e os amigos.

Há aqueles que acabam usando da compensação e "fecham a boca" no dia seguinte. Outros ficam perdidos sem saber ao certo como proceder com os exageros, mesmo sendo algo extremamente comum, como pontua a nutricionista Bárbara Fernandes.

"Sair da rotina no final de semana é algo comum, porém o ideal é lembrar que sempre que isso acontecer, volte para a rotina assim que puder. Eu gosto de dizer que segunda-feira não precisa ser o dia oficial da dieta, qualquer dia, qualquer hora pode ser o momento de iniciar ou recomeçar hábitos saudáveis. Beber mais água, fazer mais refeições durante o dia, incluir frutas e verduras e praticar atividade física são algumas das dicas para essa retomada de hábitos saudáveis", pontua a nutricionista.

Outro ponto levantado pela profissional é que, "fechar a boca" e não se alimentar no dia seguinte, ao contrário do que muitos pensam, não é a melhor escolha, podendo gerar complicações ainda maiores. E por falar em escolhas, é justamente na escolha de hábitos mais saudáveis que a profissional vê a melhor saída.

"Quando você se restringe ou tenta compensar um dia, um final de semana de exagero, isso pode acabar gerando gatilhos para um comer transtornado. Ou seja, é um eterno looping entre restrição e exagero, proporcionando o que comumente conhecemos como 'efeito sanfona' e uma má relação com a comida. O melhor é fazer escolhas mais saudáveis", explica.

RESSACA
Há quem não exagere na alimentação, mas que não dispensa uma bebida com os amigos aos finais de semana, o que, quando consumido em exagero, pode se tornar um grande malefício para quem o está ingerindo. Mas há formas de amenizar o impacto.

"Para diminuir o efeito do álcool, a primeira dica é beber bastante água. O álcool tem efeito diurético e é comum acontecer a desidratação, que acaba por aumentar os sintomas da ressaca. Consumir água é fundamental. Além disso, incluir frutas e sucos naturais, ter uma boa alimentação durante o dia, principalmente no pós bebida e descansar, são formas de suavizar a sensação tão indesejada por aqueles que gostam de uma bebida", elucida.

DIETA VS FERIADO
Para aqueles que aproveitaram o feriado de Tiradentes para reunir com entes queridos e acabaram comendo além da conta, Bárbara traz algumas dicas que podem ajudar nas próximas vezes, mas ressalta que o principal é aproveitar esses momentos com pessoas queridas, sem enxergar na comida, um problema. Para a nutricionista, "comida também é afeto e precisa ser vista e valorizada assim".

No que tange as dicas, Bárbara tem algumas que podem ser muito úteis nos próximos momentos.

"Deixar as panelas no fogão ao invés de colocar na mesa para que o acesso não fique tão fácil, utilizar utensílios pequenos para servir as refeições, sentar-se à mesa evitando distrações como TV, celular, para que possa comer com atenção e, com isso, reconhecer os sinais internos como saciedade, soltar os talheres durante as refeições, o que aumenta a atenção referente à mastigação e, consequentemente, a saciedade, são algumas das dicas para ajudar nas próximas reuniões com a família e os amigos", explica.

O importante é aproveitar ao lado de quem se gosta, mas com consciência e responsabilidade. Enxergar a comida com bons olhos e não fazer dela uma inimiga ou mesmo algo apenas para suprir a necessidade básica de se alimentar.
 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia