JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 18 de janeiro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Hemocentros do Brasil se unem na campanha "Somos todos do mesmo sangue"

Em Uberaba os doadores receberão camisetas e aqueles que tiverem 10 doações ou mais também receberão diplomas

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

23/11/2020 - 15:26:01. Última atualização: 23/11/2020 - 15:44:09.

Até o próximo sábado (28), hemocentros de todo o país estarão em sintonia para o desenvolvimento de ações locais de incentivo à causa da doação voluntária de sangue. A campanha "Somos todos do mesmo sangue", inédita, tem como objetivo destacar a importância desse gesto, sobretudo durante a pandemia, período em houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.

A estratégia ocorre em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no próximo dia 25 de novembro.

Em nível nacional, destaque para o Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro, escolhido para simbolizar a campanha. O monumento receberá uma bolsa de sangue e será iluminado na cor vermelha, representando todos os hemocentros participantes que lutam diariamente para manter seus estoques em níveis adequados.

Em Minas Gerais, a Fundação Hemominas realizará diversas atividades em suas 22 unidades no estado. Além da distribuição de brindes, lanches especiais e diplomação de doadores, a instituição homenageará os doadores com clipe musical, apresentações artísticas, distribuição de lembranças doadas por vários parceiros, além de uma live comemorativa com a presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, e o secretário de Estado de Saúde (SES-MG), Carlos Eduardo Amaral, com participação de doadores.

Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, os doadores receberão camisetas. Os que tiverem 10 doações ou mais também receberão Diplomas. Haverá ainda entrega de Diplomas de Honra ao Mérito. 

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa. As doações constantes são essenciais para os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.

Com o objetivo de organizar o fluxo de atendimento, evitando aglomerações para que as doações de sangue ocorram da forma mais segura possível, a Fundação Hemominas orienta a população para que agende suas doações on-line ou pelo MGapp - Cidadão. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.

 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia