SAÚDE

Sistema Hapvida/RN Saúde anuncia expansão em Minas com aquisição do Grupo Promed e rede HVC em BH

Publicado em 09/09/2020 às 06:54Atualizado em 18/12/2022 às 09:18
Compartilhar

Aquisição compreende aproximadamente 100% da participação societária do Grupo Promed e da rede HVC (Hospital Vera Cruz), compostos por 3 operadoras de saúde (Promed Assistência Médica Ltda., Promed Brasil Assistência Médica Ltda. e Saúde – Sistema Assistencial Unificado de Empresas Ltda.), 3 hospitais, 1 hospital dia e 7 clínicas de atendimento primário.

A Hapvida, através de sua subsidiária integral Ultra Som Serviços Médicos S.A., assinou em 4 de setembro de 2020 contrato de compra e venda de quotas e outras avenças para a aquisição de 100% da participação societária da Promed Assistência Médica Ltda., Promed Brasil Assistência Médica Ltda., Saúde – Sistema Assistencial Unificado de Empresas Ltda., Centro Médico Progroup Ltda., Med Clínicas Serviços Médicos Ltda., Hospital Progroup Ltda. e 96% da participação societária do Hospital Vera Cruz S.A., entidades parte de uma estrutura composta por 3 operadoras de saúde, 3 hospitais, 1 hospital dia e 7 clínicas de atendimento primário (Grupo Promed ou Promed e Transação Promed, respectivamente).

O Grupo Promed possui suas operações concentradas na região metropolitana de Belo Horizonte/MG, sendo o segundo maior player da região, com cerca de 11% de market share. As 3 operadoras combinadas possuem uma carteira total de cerca de 270 mil beneficiários de planos de saúde também localizados majoritariamente (~80%) na região metropolitana de Belo Horizonte. Mais de 95% dos beneficiários estão em planos coletivos, cujo ticket médio consolidado é de cerca de R$147.

A Transação Promed inclui a aquisição de 3 hospitais que totalizam 255 leitos, dentre eles o Vera Cruz, um dos mais tradicionais e bem reconhecidos do Estado de Minas Gerais, com 70 anos de história, o qual passou recentemente por amplo processo de investimento para modernização e revitalização de estrutura, além de 1 hospital dia com 18 leitos e 7 clínicas de atendimento primário. O Grupo Promed registrou nos últimos 12 meses (base junho/20) receita líquida combinada (antes de consolidação) de R$ 600 milhões, com sinistralidade consolidada de aproximadamente 84%.

O estado de Minas Gerais, segundo mais populoso do Brasil com mais de 21 milhões de habitantes, possui atualmente cerca de 5 milhões de beneficiários de planos de saúde. Já a região de saúde de Belo Horizonte (conforme definida pela ANS) considera um agrupamento de municípios com cerca de 5,5 milhões de habitantes e 2 milhões de beneficiários de planos de saúde.

Quando concluída, a Hapvida fortalecerá ainda mais sua presença no estado de Minas Gerais onde, por meio da RN Metropolitan e do Grupo São Francisco, já possui atualmente uma carteira de cerca de 70 mil beneficiários em planos de saúde na região do Triângulo Mineiro. Dentre os planos de expansão orgânica para a região, está prevista a construção de um novo hospital na cidade de Uberlândia com inauguração prevista para o segundo semestre de 2021, além de outras unidades assistenciais como clínicas e prontos atendimentos.

O preço de aquisição (Enterprise Value) é de R$ 1,5 bilhão, incluindo os imóveis de dois hospitais, que possuem cerca de 10 mil metros quadrados de área construída. Do preço de aquisição será deduzida a dívida líquida do Grupo Promed (atualmente em cerca de R$ 500 milhões) e, do valor remanescente (Equity Value), cerca de R$ 500 milhões serão pagos em dinheiro (sendo 80% da Data do Fechamento e 20% retidos para procedimentos de ajuste de preço) e R$ 500 milhões serão pagos em ações, mediante a emissão e entrega de 8,3 milhões de ações da Companhia. O preço de aquisição representa um múltiplo implícito estimado de 13,2x EBITDA, quando considerada a obtenção de todas as sinergias estimadas.

Com a conclusão da Transação Promed, a Companhia ampliará sua estratégia de crescimento por meio de uma plataforma que possibilitará uma operação verticalizada e integrada numa das principais praças de atuação do Brasil, reforçando seu compromisso de expansão, consolidação e, consequentemente, criação de valor para seus acionistas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por