JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 25 de maio de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SAÚDE

Custo assistencial da Unimed Uberaba chega a 31 milhões de reais durante a pandemia

23/05/2020 - 11:32:57.

Os reflexos da pandemia provocada pelo COVID-19 já são altíssimos e vão crescer mais. No setor de saúde, um dos mais impactados pela crise, informações assistenciais e econômico-financeiras revelam um cenário preocupante. Apenas, nos últimos dois meses, a Unimed Uberaba, por exemplo, teve um custo assistencial superior a 31 milhões de reais. A esse alto valor serão somados, ainda, os investimentos feitos para adaptar e criar novos ambientes para atendimento e mais equipes, visto que, nesse pouquíssimo tempo, foi necessário reinventar as estruturas físicas e humanas, para ter ambientes distintos e separar os pacientes com sinais de Coronavírus do que estavam sem esses sintomas e apresentaram necessidades urgentes. E mais: foram feitas reformas, compras de móveis, equipamentos e materiais.

Os dados confirmam, também, os desafios de lidar com o acesso a produtos indispensáveis para esse segmento. A situação foi tão grave, que o Conselho Administrativo de Defesa Econômico (Cade) instaurou procedimento preparatório para investigar aumentos abusivos de preços no setor médico-hospitalar. Sem saída, mesmo com os superlativos preços de insumos e equipamentos, para garantir a excelência para os pacientes em tratamento foram feitos altos investimentos na compra de respiradores, monitores, equipamentos de proteção, instalação de tecnologias para acompanhamentos durante 24 horas, treinamentos de equipes, que tiveram que adotar processos especiais para lidar com a nova doença, trabalhando para a segurança do paciente e dos profissionais de saúde. Foi necessário implantar opções terapêuticas e mais protocolos para ampliar os recursos e, apesar de tantas dificuldades, nesse momento, foi uma iniciativa fundamental para salvar vidas.

A Cooperativa de Saúde de Uberaba, por ter uma filosofia de intercooperação, preocupada com a comunidade e comprometida em contribuir com a sustentabilidade da sociedade, cooperou com o poder público, criando um plano de contingência, ético e justo, fazendo uma gestão humanizada para garantir acesso à saúde para todas as pessoas. E, as decisões compartilhadas, rápidas e coordenadas com segurança, já salvaram centenas de vidas. Agora, com os estudos adiantados, para uma volta gradual, retomando os serviços com normas rigorosas, para continuar evitando a contaminação, novos investimentos serão necessários, como por exemplo a criação de toda a tecnologia, que permitirá a prática da Telemedicina. A Unimed Uberaba responde pela geração de emprego e renda para pessoas e empresas de Uberaba e atende mais 17 municípios da região.


 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia