JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 04 de dezembro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Infectologista alerta para fake news com promessas de prevenção ao coronavírus

Rodrigo Molina explica que muitas pessoas tentam ganhar dinheiro vendendo produtos ou oferecendo serviços para melhorar o sistema imunológico

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

09/03/2020 - 00:00:00.

Os recentes casos do coronavírus no Brasil e no mundo têm acendido as preocupações da população sobre o contágio da doença. Além dos cuidados como higienização das mãos e mudanças de hábitos na forma de cumprimentar as pessoas, especialistas alertam para as notícias falsas, que mais desinformam do que auxiliam na prevenção a qualquer doença.

Em entrevista à Rádio JM, o infectologista do Hospital de Clínicas da UFTM, Rodrigo Molina, explica que o coronavírus é da família dos vírus respiratórios, já conhecido pelo mundo. “É um vírus da década de 60, que já causou algumas outras epidemias no passado no Oriente Médio e na China, com uma taxa letalidade baixa, principalmente se comparado com outros, como a dengue, HIV, tuberculose”, explica o infectologista.

O médico fez um alerta à população quanto às informações falsas sobre a doença. “É natural que as pessoas se preocupem e tomem os devidos cuidados, porque apesar de ser uma doença antiga, com o passar o tempo o vírus sofreu algumas mutações e estamos todos aprendendo como ele age, e não sabemos de fato qual a situação da China, mas ainda assim é preciso ser sensato”, pondera.

E ressalta. “É preciso ter cuidado com as fake news. Tem pessoas usando disso para ganhar dinheiro, vendendo produtos, medicamentos e até serviços para melhorar o sistema imunológico com a promessa de que a pessoa não vai pegar o vírus. Não existe fórmula mágica. Com estado imunológico bom ou não, se a pessoa tiver contato com o vírus, ela vai adquirir a doença. Não existe nada para se tomar para prevenir, nenhum tipo de medicamento ou alimento”, conclui Molina. 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia