JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 10 de dezembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SAÚDE

Visitas regulares ao pediatra evitam doenças

Puericultura é a especialidade médica contida na Pediatria que leva em conta a criança, sua família e o entorno

10/11/2019 - 00:00:00. - Por Michelle Rosa

Puericultura é a especialidade médica contida na Pediatria que leva em conta a criança, sua família e o entorno, analisando o conjunto bio-psico-sócio-cultural durante os dois primeiros anos de vida.

A pediatra Luciana Pardi Borges destaca que a especialidade vai além, sobretudo diante das mudanças comportamentais da sociedade. Por isso, as visitas ao especialista são mais importantes.

“Hoje é necessário que o pediatra trabalhe com imunoterapia, prevenção de acidentes, prevenção da violência, pois as causas externas são preponderantes. É um mundo novo que precisamos mudar, atualizar e ter um maior contato e interface com as famílias”, relata a especialista, citando o pediatra doutor Edson Liberal.

Questionada sobre a periodicidade das consultas, Luciana Pardi diz que tudo depende da idade da criança e das necessidades específicas para cada caso. Nas situações mais comuns, a recomendação é de três consultas mensais para o bebê com cinco a trinta dias de vida. Uma vez ao mês entre dois e seis meses de idade. Uma visita a cada dois meses a partir dos sete meses e, para crianças com dois anos ou mais o ideal é uma consulta a cada três meses. Após os seis anos de idade uma vez a cada seis meses e a partir de sete anos de idade, uma consulta anual é suficiente.

“As visitas regulares ao pediatra é uma forma de prevenir doenças como, hipertensão arterial sistêmica, obesidade, diabetes mellitus, cardiopatias, entre outras. Vale ressaltar que os exames básicos realizados logo após o nascimento, conhecidos de triagem neonatal, como teste do pezinho, orelhinha e do olhinho, são indispensáveis para diagnosticar alterações e alguns tipos de doenças raras”, explicou.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia