Hormônio do crescimento atua para evitar perda de peso, diz pesquisa
Quando uma pessoa tem restrição alimentar, o corpo entra em uma espécie de modo econômico
#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900
Foto/Wilson Dias (Agência Brasil)
O trabalho faz parte do projeto temático “Ação do hormônio do crescimento no sistema nervoso”
Há décadas, a ciência busca descobrir por que é tão difícil manter o peso atingido após sacrifícios de uma dieta bem-sucedida e por que é tão fácil recuperar o peso perdido. Uma pesquisa, que contou com a participação de brasileiros, encontrou uma resposta. O hormônio do crescimento GH (do inglês growth hormone), que é responsável pelo desenvolvimento ósseo e aumento da estatura, também atua diretamente para evitar a perda de peso. Quando uma pessoa tem restrição alimentar, o corpo entra em uma espécie de “modo econômico” e começa a guardar energia, além de aumentar a fome.
“A gente se deparou com uma função completamente nova desse hormônio. Durante uma condição em que você não come o suficiente, está fazendo dieta, esse hormônio é secretado. Isso a gente já sabia, mas o que a gente descobriu é que ele acaba agindo sobre neurônios que estimulam a fome e, provavelmente, não só estimulam a fome, como também são capazes de regular o nosso metabolismo energético”, explicou José Donato Junior, professor no Instituto de Ciência Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) e um dos autores do estudo.
Já era conhecido que o GH está ligado ao desenvolvimento ósseo e ao aumento de estatura e é encontrado em grande quantidade nos músculos, no fígado, em tecidos e órgãos diretamente envolvidos no metabolismo de crescimento. Com esse estudo, descobriu-se que o cérebro também está repleto de receptores desse hormônio. Os resultados foram publicados na revista científica internacional Nature Communications.
Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline
Leia mais
- Varíola dos macacos: Minas Gerais passa dos 100 casos confirmados
- Varíola dos macacos: edema peniano e dor retal são novos sintomas, diz estudo
- Queiroga anuncia que Brasil receberá antiviral contra Varíola de Macacos
- Crescimento de brasileiros com diabetes reflete em plano de medicamentos
- Vacina inativada da pólio faz 10 anos nos postos com baixa adesão
- Lentes de contato: quem pode usar e quais os cuidados?
- Como proteger pessoas idosas de quedas?
- Endometriose: entenda o que é a doença que afeta a cantora Anitta
- 'É como fumar 20 cigarros por dia': os riscos do cigarro eletrônico que viraram 'moda' entre jovens e adolescentes
- Saúde avalia flexibilizar regras de importação de medicamentos
Continua depois da publicidade
Podcast
Continua depois da publicidade