SAÚDE

Diabetes: Saiba por que reforçar o cuidado com os pés

Se não for bem cuidada, a doença pode gerar diversas complicações ao paciente

Agência do Rádio
Publicado em 25/01/2019 às 16:06Atualizado em 17/12/2022 às 17:35
Compartilhar

Aproximadamente 7% da população nas capitais brasileiras são portadores de diabetes. A última Pesquisa Vigitel, realizada pelo Ministério da Saúde em 2017, revela também que entre 2010 e 2016, o diabetes causou mais de quatrocentas mil mortes no Brasil.

De acordo com a chefe de Gabinete da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Inês Gadelha, o diabetes é um defeito que acontece no pâncreas, órgão produtor da insulina - hormônio que faz todo o controle da glicose dos carboidratos dos açúcares no organismo. Este açúcar é essencial para atividade de produção de energia”, afirma.

Se não for bem cuidada, a doença culmina em diversas complicações. Uma delas é conhecida como pé diabético, ferida que pode se transformar em úlcera que, por sua vez, pode necrosar e precisar que o pé seja amputado.

O engenheiro Daniel Machado descobriu o diabetes há três anos e não deixa de tomar os cuidados necessários. “Eu passei a ter cuidados no corte de unhas quanto da pele e passei realmente a ir ao podólogo a cada um ou no máximo dois meses porque a sensibilidade do pé é algo muito importante para você identificar problemas”, explica.

Se você é diabético fique atento às dicas: Realize uma inspeção diária nos pés, em busca de ferimentos; Não se esqueça de olhar entre os dedos; Não ande descalço mesmo dentro de casa; Use meias claras, sem costura ou com as costuras para o lado de fora; A meia não pode estar apertada e nem acima dos joelhos; Antes de se calçar, verifique se não há nada dentro dos sapatos; Se notar o surgimento de uma bolha, corte ou ferida, procure imediatamente uma unidade de saúde.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por