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Alimentos contra asma: 7 nutrientes que amenizam os sintomas da doença

A verdade é que existe um conjunto de alimentos contra asma e contra os sintomas da doença

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02/09/2018 - 00:00:00. Última atualização: 02/09/2018 - 10:01:27.

Foto/ilustrativa

Aproximadamente, 16 milhões de brasileiros sofrem de crises asmáticas, segundo dados do Ministério da Saúde. Para quem não sabe do que se trata a doença, a asma consiste em uma inflamação crônica, que dificulta a passagem de ar pelas vias respiratórias e provoca tosses, chiado no peito, sensação de falta de ar, entre outros sintomas típicos.

E, nada possa substituir os remédios indicados contra a doença e prescritos pelos médicos; a verdade é que existem um conjunto que alimentos contra asma e contra os sintomas da doença. Eles, claro, não fazem milagres, mas se ingeridos diariamente, levantam a imunidade do organismo e previnem crises intensas do desconforto. 

Confira 7 ótimos alimentos contra asma:

1. Vitamina D

A falta dessa vitamina no organismo pode contribuir para o acúmulo de massa muscular nos brônquios. A consequência disso é que eles acabam se contraindo mais e deixando a respiração mais difícil. Isso, claro, sem falar nas outras consequências que a falta da vitamina D pode trazer à saúde. A suplementação da vitamina deve ser receitada por médicos, devido à dosagem; mas no dia a dia você pode incluir alimentos ricos em vitamina D em sua alimentação, como a gema de ovo, o fígado, a manteiga, peixes como a cavala, o salmão, o arenque; e assim por diante.

2. Magnésio

Oleaginosas, leguminosas, cereais integrais, frutos do mar, vegetais e folhas verdes escuras são ótimos alimentos contra asma por serem fontes de magnésio. Aliás, esse nutriente é muito importante para as épocas de crise, por promover o relaxamento muscular e, assim, a broncodilatação. O magnésio, inclusive, é usada em tratamentos de asma severa, em versão intravenosa ou inalada.

3. Vitamina A

Além de regular o crescimento, a vitamina A ajuda na regeneração de vários tipos de tecidos e de células, inclusive do trato respiratório. No pulmão, esse nutriente auxilia ainda na produção de muco, que ajuda a expelir partículas nocivas e deixar o pulmão menos vulnerável a infecções. Caso você queira aumentar sua ingestão de vitamina A, aposte em alimentos como fígado, ovos, manteiga, talos de verduras e legumes amarelos e vermelhos, especialmente a cenoura.

4. Vitamina C

Estudos da Universidade de Tanta, no Egito, provaram, recentemente, que a vitamina C melhora a respiração de crianças com sintomas moderados de asma. Isso porque a vitamina ameniza a inflamação e estabiliza a liberação de histamina, uma das principais substâncias por trás das crises asmáticas. Por isso, podem também ser considerados alimentos contra asma as frutas cítricas como a acerola, o limão, a laranja, o kiwi, entre outros.

5. Selênio

Encontrado, especialmente, em oleaginosas e em cereais integrais, o selênio é um antioxidante poderosíssimo. Ele ajuda a produzir radicais livres, como os produzidos durante o processo inflamatório da crise asmática; o que evita quedas agudas na imunidade de quem tem a doença.

6. Vitamina E

Esse é outro antioxidante poderoso contra os processos inflamatórios da crise de asma. Aliás, mulheres grávidas que apresentam carência dessa vitamina têm mais chances de dar à luz bebês asmáticos. Sobre os alimentos que são fonte desse nutriente, estão no topo da lista o gérmen de trigo, os óleos vegetais, a gema de ovo e as folhas.

7. Ômega 3

Presente na carne de peixes de água fria, na canola, na linhaça e no gérmen de trigo; o ômega 3 inibe a produção de prostaglandinas, substâncias que estreitam a abertura dos brônquios e está diretamente associada às alergias respiratórias. Esse nutriente também combate as inflamações. E então, você costuma comer esses alimentos? Quais deles pretende incluir em sua dieta? 

Fonte: Minha Vida

 

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