POLÍTICA

Variante Delta ainda não circula em Minas, segundo secretário de Saúde

Gisele Barcelos
Publicado em 23/07/2021 às 17:10Atualizado em 19/12/2022 às 02:43
Compartilhar

Cepa indiana da Covid-19 não está circulando em Minas Gerais. A informação é do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, que concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (23) e assegurou que o monitoramento continua para detectar a possível entrada da variante Delta no território mineiro. O Triângulo Mineiro é uma das regiões onde a vigilância está intensificada, devido à proximidade com Goiás e São Paulo – onde já havia casos confirmados de contaminação com a nova cepa.

“Em todos os estudos genéticos realizados com as amostras de todas as regiões do Estado, ainda não foi reconhecida. Então, não temos a variante Delta circulando no Estado ainda”, afirmou o titular da pasta.

Mesmo assim, Baccheretti afirma que o Executivo está preocupado com a possibilidade da chegada da cepa ao território, principalmente no período atual, de férias, onde historicamente há mais aglomerações. 

“Temos que manter as medidas. A variante Delta é mais infectante, assim como a P1 (de Manaus)”, completou o gestor. 

Na entrevista, o secretário explicou que um monitoramento está sendo feito dos viajantes que estiveram em localidades onde há registro de transmissão da cepa indiana. 

“Fazemos a vigilância de todas as pessoas que vêm em viagens de outros países que têm a variante Delta. São testadas e acompanhadas”, garantiu.

De acordo com o secretário, três das quatro vacinas administradas no país se mostraram eficazes contra a variante: AstraZeneca, Janssen e Pfizer. A CoronaVac ainda está em fase de estudos.

Até o momento, apenas um mineiro, de Juiz de Fora, na Zona da Mata, testou positivo para a cepa, ainda em maio. Ele foi diagnosticado após voltar de uma viagem à Índia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por