POLÍTICA

Idoso a partir de 70 anos também deve fazer o cadastro biométrico

Embora o voto a partir dos 70 anos seja facultativo, o TSE esclarece que o idoso nessa faixa etária deverá fazer o recadastramento biométrico

Thassiana Macedo
Publicado em 18/01/2018 às 17:17Atualizado em 16/12/2022 às 01:46
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

 

Embora o voto a partir dos 70 anos seja facultativo, ou seja, não obrigatório, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que o idoso nessa faixa etária deverá fazer o recadastramento biométrico mesmo assim. Caso contrário, poderá ter o título cancelado. 

O agendamento é obrigatório e pode ser feito no site www.tre-mg.jus.br ou pelo telefone 148. Postos estão funcionando na Cohagra, das 8h às 11h, e das 13h às 18h no Praça Uberaba Shopping; na Prefeitura, das 12h às 18h, e na sala 2Y19 da Uniube, campus Aeroporto. Apenas idosos, portadores de necessidades especiais, grávidas, lactantes e pessoas com crianças de colo não precisam agendar. O TSE ressalta que todos os eleitores que não fizerem o recadastramento biométrico terão o título de eleitor cancelado.

Ao Jornal da Manhã, o TSE informa que os eleitores com dificuldade de locomoção têm a opção de votar numa seção especial, de fácil acesso. Contudo, para isso, deve comparecer ao cartório eleitoral para realizar a mudança do local de votação. As pessoas com deficiência ou com extrema dificuldade para o exercício do voto podem solicitar ao juiz eleitoral a “certidão de quitação eleitoral por tempo indeterminado”.

Essa certidão impedirá que o título seja cancelado, seja por não comparecimento ao período de recadastramento biométrico, seja por não comparecimento em eleições anteriores. O pedido deve ser protocolizado junto ao cartório eleitoral, pelo eleitor ou por seu representante. A dificuldade para o exercício do voto deve ser comprovada por documentos, como atestado médico, por exemplo. Caberá ao juiz da Zona Eleitoral de inscrição do eleitor analisar a situação e deferir ou não o pedido.

As Centrais de Atendimento ao Eleitor estão localizadas na rua Doutor Lauro Borges, nº 97, bairro Estados Unidos. O atendimento de segunda a sexta-feira é de 10h às 18h, sendo que aos sábado e domingos a biometria será realizada das 9h às 13h. Além do recadastramento biométrico obrigatório, é possível fazer alistamento e transferência eleitorais, revisão, alteração de dados, certidões e segunda via do título.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por