JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 17 de maio de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Continua depois da publicidade



Possível mudança de UPA atrasou a obra da UBS do São Benedito

O edital da concorrência estava previsto para ser publicado no fim do ano passado, mas o processo, até agora, não teve início

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

12/05/2022 - 00:00:00. - Por Gisele Barcelos

 

Área para a construção da UBS do bairro São Benedito, cujo primeiro lançamento ocorreu em outubro de 2020 (Foto/Jairo Chagas)

Estudo sobre transferência de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o bairro Beija-Flor atrasou lançamento de novo processo licitatório para a construção de unidade básica no bairro São Benedito. A concorrência estava prevista para ser aberta até o fim do ano passado, mas o edital ainda não foi publicado pela Prefeitura.

A unidade básica do São Benedito foi anunciada em 2020, no fim do governo do ex-prefeito Paulo Piau (MDB). A obra chegou a ser contratada por R$983,2 mil e a Prefeitura até emitiu a ordem de serviço na época para o início dos trabalhos, mas a empresa vencedora acabou desistindo do contrato. Uma nova licitação foi divulgada no ano passado e ainda não se concretizou.

Em entrevista à Rádio JM, o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, justificou que a construção da unidade básica na rua Apolônio Sales ficou em suspenso para discutir o projeto de transferir a UPA que hoje funciona no prédio do antigo Hospital Santa Cecília. A ideia era construir um novo espaço no bairro Beija-Flor para abrigar o serviço e, com isso, o imóvel no São Benedito seria transformado em unidade básica.

No entanto, o titular da pasta manifestou que a proposta de mudar a UPA de endereço acabou sendo descartada. “Chegamos à conclusão, através de estudos, que não vale a pena. Apesar de ser população numerosa, de 70 mil pessoas, na região do Beija-Flor, é um público que tem uma procura baixa na UPA [São Benedito]. Então, a gente iria fazer muita gente daqui ir para lá”, ressaltou.

Desta forma, Bóscolo afirma que também foi tomada a decisão de avançar com a construção da Unidade Básica do São Benedito no terreno da rua Apolônio Sales. O secretário assegurou que o processo licitatório deve ser lançado em breve, porém não especificou data para a publicação do edital.

Mudança. A instalação de uma nova UPA no Beija-flor chegou a ser anunciada no início deste ano aos vereadores e o presidente da Câmara, Ismar Marão (PSD), até esteve em Brasília para buscar recursos para a obra.

Com a ideia abortada da UPA no Beija-Flor, o secretário posicionou que um outro tipo de serviço será estruturado no bairro para atender a população da região. “Podemos fazer uma unidade estendida, que dá os primeiros socorros e atendimento mais rápido em demandas de menor complexidade”, acrescentou. 

 

 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia