Possível mudança de UPA atrasou a obra da UBS do São Benedito
O edital da concorrência estava previsto para ser publicado no fim do ano passado, mas o processo, até agora, não teve início
#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900
Área para a construção da UBS do bairro São Benedito, cujo primeiro lançamento ocorreu em outubro de 2020
Estudo sobre transferência de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o bairro Beija-Flor atrasou lançamento de novo processo licitatório para a construção de unidade básica no bairro São Benedito. A concorrência estava prevista para ser aberta até o fim do ano passado, mas o edital ainda não foi publicado pela Prefeitura.
A unidade básica do São Benedito foi anunciada em 2020, no fim do governo do ex-prefeito Paulo Piau (MDB). A obra chegou a ser contratada por R$983,2 mil e a Prefeitura até emitiu a ordem de serviço na época para o início dos trabalhos, mas a empresa vencedora acabou desistindo do contrato. Uma nova licitação foi divulgada no ano passado e ainda não se concretizou.
Em entrevista à Rádio JM, o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, justificou que a construção da unidade básica na rua Apolônio Sales ficou em suspenso para discutir o projeto de transferir a UPA que hoje funciona no prédio do antigo Hospital Santa Cecília. A ideia era construir um novo espaço no bairro Beija-Flor para abrigar o serviço e, com isso, o imóvel no São Benedito seria transformado em unidade básica.
No entanto, o titular da pasta manifestou que a proposta de mudar a UPA de endereço acabou sendo descartada. “Chegamos à conclusão, através de estudos, que não vale a pena. Apesar de ser população numerosa, de 70 mil pessoas, na região do Beija-Flor, é um público que tem uma procura baixa na UPA [São Benedito]. Então, a gente iria fazer muita gente daqui ir para lá”, ressaltou.
Desta forma, Bóscolo afirma que também foi tomada a decisão de avançar com a construção da Unidade Básica do São Benedito no terreno da rua Apolônio Sales. O secretário assegurou que o processo licitatório deve ser lançado em breve, porém não especificou data para a publicação do edital.
Mudança. A instalação de uma nova UPA no Beija-flor chegou a ser anunciada no início deste ano aos vereadores e o presidente da Câmara, Ismar Marão (PSD), até esteve em Brasília para buscar recursos para a obra.
Com a ideia abortada da UPA no Beija-Flor, o secretário posicionou que um outro tipo de serviço será estruturado no bairro para atender a população da região. “Podemos fazer uma unidade estendida, que dá os primeiros socorros e atendimento mais rápido em demandas de menor complexidade”, acrescentou.
Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline
Leia mais
- Proposta de vereador garante vagas de trabalho a mulheres vítimas de violência
- Com apoio de Bolsonaro a Zema durante ExpoZebu, Carlos Viana pode sair da disputa pelo Governo de Minas
- Servidores estaduais procuram Educação para definir a execução do Fundeb e reposição da greve
- Arrecadação de recursos por "vaquinha" para campanhas eleitorais está liberada
- Câmara aprova projeto que cria a bancada feminina por unanimidade
- Índice de infestação do Aedes aegypti cai de 7,7% em janeiro para 4% agora
- Zema diz que fará o melhor para Uberaba sobre área no Distrito 3
- Governador garante que sancionará a redução da taxa de licenciamento
- Ebserh investe R$ 189 mil no Núcleo de Estudos Clínicos do HC-UFTM
- Pais fazem petição para reivindicar inclusão de crianças com necessidades especiais nas escolas municipais