POLÍTICA

Sem adequação do prédio, UPA São Benedito fica sem recursos federais

Gisele Barcelos
Publicado em 02/02/2021 às 20:50Atualizado em 19/12/2022 às 05:07
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Prefeitura tem até maio para resolver o problema da UPA São Benedito, visto que o repasse foi suspenso temporariamente

Sem cumprir exigências de adequação, UPA São Benedito está impedida de receber recursos federais. O Ministério da Saúde liberava R$300 mil por mês para o custeio da unidade, atualmente gerenciada pela Funepu. Os repasses foram suspensos no fim do ano passado. A Prefeitura está cobrindo o valor para manter a prestação de serviço até que o impasse seja resolvido.

A adequação no prédio exigida pelo Ministério da Saúde inclui adaptação dos leitos de emergência, da área de guarda de macas e cadeiras de roda, pontos de gases medicinais operacionais nos leitos existentes, serviço de hemoterapias, além de questões que envolvem alvará sanitário.

Em reunião ontem com os dirigentes da Funepu, o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, discutiu sobre o andamento do projeto para executar as melhorias exigidas pelo governo federal para retomar o custeio financeiro da UPA São Benedito.

Segundo Bóscolo, a Prefeitura tem até maio para resolver o problema. “O recurso foi suspenso temporariamente. Ainda não foi perdido e estamos correndo atrás de fazer a readequação da estrutura. A suspensão temporária pode virar definitiva, mas tem esse prazo”, ponderou.

De acordo com o secretário, a Funepu recebeu mais de R$800 mil em dezembro para investimento nas obras exigidas pelo governo federal para autorização da volta dos repasses. “Também definimos que vamos aproveitar o momento para fazermos ajustes maiores, visando ao conforto da população que busca atendimento”, acrescentou.

Já a Funepu manifestou que a contratação de profissionais para elaboração do projeto de melhorias será imediata. Antes da execução, o projeto deverá ser submetido à análise da Vigilância Sanitária Estadual. Administração fará articulação junto ao Governo de Minas para agilizar os procedimentos.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por