Legislativo adiou votação de projeto que autoriza Prefeitura a contratar financiamento de R$28 milhões. A matéria estava prevista na pauta da sessão de segunda-feira (22) e chegou a ser discutida no plenário, mas a análise foi interrompida por falta de informações sobre a aplicação de parte dos recursos.
Os vereadores Tulio Micheli (PSL) e Celso Neto (PP) questionaram principalmente sobre a falta da planilha de investimentos referente à verba de R$14 milhões, prevista para as obras da segunda fase da infraestrutura da ZPE (Zona de Processamento de Exportação).
Em resposta, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rui Ramos, manifestou que o documento está sendo formatado. Com isso, Micheli solicitou a retirada do projeto para análise, mas se comprometeu a devolver a matéria para votação assim que a planilha for entregue para ser anexada à proposição.
De acordo com o vereador, uma reunião está programada nesta quarta-feira e a expectativa é a apresentação da planilha. “Se eu entender que a documentação está correta e o projeto pronto para voltar para a pauta, eu devolvo e a gente pode votar na semana que vem, dependendo da deliberação da Mesa Diretora”, posiciona.
A Prefeitura solicita ao aval dos vereadores para contratar empréstimo junto ao Banco do Brasil. Os recursos são para custear a instalação do Distrito IV e, também, a abertura de novas ruas no Distrito Industrial II, bem como a 2ª etapa da ZPE, revitalização do Complexo Turístico de Peirópolis e impermeabilização do Aterro Sanitário Municipal.
As obras de infraestrutura do Complexo Turístico de Peirópolis visam garantir melhor acessibilidade aos turistas, como passeios, implantação de banheiros públicos, pavimentação e paisagismo, valorizando e preservando o patrimônio natural da localidade, fomentando o turismo local. O projeto ainda inclui a duplicação da via de acesso ao bairro rural, incluindo desapropriação de área para estacionamento e complemento dos serviços de revitalização do Complexo Turístico de Peirópolis.
Já a segunda etapa da ZPE prevê a implantação de infraestrutura de esgoto, água, meio-fio, pavimentação das ruas e a construção da estrutura alfandegária.