Na denúncia apresentada à Promotoria, o parlamentar relatou que os problemas foram confirmados por funcionários do próprio hospital (Foto/Divulgação Facebook)
Déficit no quadro de funcionários do Hospital Regional foi alvo de denúncia protocolada ontem no Ministério Público. A representação foi formalizada pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, o vereador Wander Araújo (PSC), após receber informações sobre lacuna, inclusive, na equipe de enfermagem do HR.
Na denúncia apresentada à Promotoria, o parlamentar relatou que os problemas foram confirmados por funcionários do próprio hospital. Segundo ele, foi apontada a falta desde enfermeiros e técnicos até auxiliares de limpeza no quadro de pessoal.
O presidente da Comissão de Saúde também afirma que a sobrecarga de serviço prejudica o atendimento prestado. “No hospital, cada técnico fica responsável por até oito pacientes, ocasionando assim muitos erros nas aplicações de medicamentos devido à exaustão do profissional. Além de tudo, esses profissionais acabaram perdendo metade do tempo de seu descanso noturno. [...]Precisamos aumentar o efetivo do hospital com urgência”, alegou.
A situação, conforme o vereador do PSC, traz complicações para o bem-estar das pessoas internadas no HR. “Muitos pacientes ficam dias sem tomar banho, em meio à urina e fezes. Sem contar que passam longos períodos sem comer, não por falta de alimentos, mas por falta de auxílio. O paciente com falta de ar não consegue se alimentar sozinho e, com a falta de profissionais, acabam sofrendo muito mais. Alguns pacientes que estão com celulares pedem socorro às famílias para auxiliarem na higiene básica e alimentação”, continua o texto.
A denúncia encaminhada à Promotoria ainda relata ausência de limpeza dos banheiros, por falta de pessoal, e déficit em aparelho de glicemia para a testagem diária de todos os pacientes. “Não posso me furtar de acompanhar de perto o assunto e pedir a abertura dessa apuração de responsabilidades aos órgãos responsáveis”, concluiu.