POLÍTICA

Secretário reconhece "aumento preocupante" nos casos de Covid e não descarta endurecimento de medidas

Larissa Prata
Publicado em 05/02/2021 às 11:33Atualizado em 19/12/2022 às 05:02
Compartilhar

Mesmo confirmando que a situação hospitalar em Uberaba está preocupante, o secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo Neto (foto), é otimista e garante que ainda há muito a ser feito antes que a cidade chegue próximo ao colapso. Em entrevista ao Pingo do Jota da Rádio JM desta sexta-feira (5), o titular da pasta não descarta o endurecimento de medidas, mas afirma que a situação, embora preocupante, está sendo trabalhada pela administração municipal. “É preocupante, mas está dentro do que a gente sabe do comportamento do vírus”, avalia o secretário.

Questionado sobre o esgotamento dos leitos de UTI da rede privada em Uberaba destinados ao tratamento da Covid, com a transferência de pacientes a Araxá para atendimento, Sétimo Bóscolo explica que, embora preocupante, medidas estão sendo tomadas. “É muito preocupante sim esse aumento, mas a gente tem muitas opções. O Hospital Regional pode ser ampliado, a gente pode solicitar leitos fora de Uberaba, tem o Hospital São José, que a gente pode recorrer a ele, que está com a Prefeitura hoje e não está sendo utilizado, mas a gente tem que tomar alguns outros cuidados. Então a gente está providenciando um programa de testagem mais eficiente, um programa de testagem que a gente descobre esses pacientes, isola eles”, explicou Bóscolo, citando a abertura de processo licitatório para a compra de 18 mil testes para a detecção do coronavírus. 

A medida, apesar de ter recebido críticas de especialistas, é defendida pela médica infectologista Cristina Hueb Barata. Ela avalia que comprar testes é o melhor jeito de bloquear a transmissão, uma vez que, após detectar a doença, o paciente infectado é isolado e monitorado, o que leva a uma consequente queda no número de casos. Sétimo Bóscolo, inclusive, chama a população a colaborar com o respeito às medidas de biossegurança. “A população pode ajudar, com a conscientização, para que esse número de ocupação dos leitos não chegue a ser insuportável”, pede.

O endurecimento de medidas pode acontecer, inclusive com o lockdown, segundo o secretário. “Tudo isso pode acontecer. A gente tem que monitorar a transmissibilidade bem de pertinho para suprir a prefeita de decisões que ela precisa tomar. Várias medidas podem ser tomadas de acordo com o equilíbrio da ocupação de leitos, para poder dar essa assistência à saúde”, diz, citando também que o comitê técnico de enfrentamento à Covid-19 não desapareceu após a debandada de profissionais que o compunham no fim de semana passado. “A ideia é que a gente tenha um comitê mais enxuto e muito mais técnico”, defende o secretário, reafirmando a importância da representação de diferentes segmentos para opinar. “Todas essas pessoas são importantes para as decisões da prefeita”, avalia.

Uma das ações propostas pela administração é a instalação de drive-thrus de vacinação do público prioritário em Uberaba, que acontecerá neste fim de semana no Centro Administrativo da Prefeitura e no estacionamento do Praça Shopping. Segundo o secretário, a estrutura está pronta e a expectativa é que 1.600 profissionais de saúde sejam vacinados na Prefeitura e outros 500 no Praça Shopping no fim de semana. 

Ante às denúncias dos “fura-filas”, Sétimo Bóscolo, no entanto, afirma que a estratégia será a mesma. “Não modifica nada do que tem sido feito até hoje, até porque a Promotoria, a imprensa, o cidadão cobra isso. Os hospitais informam para a gente, através de uma lista, quais são as pessoas dentro daquelas prioridades que precisam ser vacinadas. Com nome, CPF e cargo ou função”, explica ele, esclarecendo que a mudança é apenas de fluxo. Isso porque a estratégia anterior se mostrou ineficaz a ponto de “atrasar” a imunização por os profissionais que aplicam as doses terem que voltar aos mesmos locais mais de uma vez para vacinarem quem faltou ou estava de férias, por exemplo, no dia escolhido para atendimento às instituições. Sétimo Bóscolo afirmou, ainda, que a velocidade da vacinação em Uberaba está na média de todo o país. “Mas nós temos que andar na frente”, reconhece. 

FURA-FILA

As denúncias de pessoas furando a fila da vacinação estão se perdendo em canais não-oficiais e poucas chegam até a Ouvidoria da Secretaria de Saúde. Sétimo Bóscolo explica que desde que assumiu a pasta somente três denúncias foram feitas oficialmente. “Tem muita conversa, foto de gente que põe na mídia vacinando, mas oficialmente não tem nada”, explica. 

Desde a primeira denúncia, trazida em primeira mão pelo Jornal da Manhã, muitas pessoas têm insistido para que a lista com os nomes e especialidades dos contemplados com as doses de imunizantes seja divulgada, tendo sido inclusive assunto de questionamentos de vereadores não só à Prefeitura como também ao Ministério Público.

Questionada pela reportagem, a promotora da Saúde Cláudia Freddo Marques explicou que “a representação foi protocolada na 14ª Promotoria de Justiça de Uberaba ontem no fim da tarde e ainda vai ser analisada”, provavelmente a partir de segunda-feira. 

Mesmo com a identificação de possíveis casos de profissionais que realmente tenham furado fila, ainda não há a confirmação se haverá alguma punição, seja ao profissional ou à instituição de saúde que elencou os “furões” entre os eleitos para receberem a vacina, segundo Bóscolo. O secretário ainda explica que a SMS tem uma relação pronta de quem são os profissionais que estão recebendo as vacinas para entregar ao Ministério Público, caso seja solicitada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por