CIDADE

Iniciada greve dos motoristas de ônibus de Uberaba; veja linhas afetadas

Publicado em 29/09/2022 às 04:53Atualizado em 17/12/2022 às 11:14
Compartilhar

Teve início nesta quinta-feira (29) a greve dos motoristas do transporte coletivo de Uberaba. A informação foi confirmada pelo presidente do sindicato da categoria, Roberto Alexandre Vieira, na madrugada de hoje, no início do turno de trabalho. 

Segundo Roberto Alexandre, seria mantido o limite de 60% da frota ativo, mínimo exigido em determinação judicial. No entanto, há cerca de 80% da frota operando nesta manhã. Apesar da baixa adesão da categoria, a greve impactou o transporte de passageiros, inclusive com relatos de superlotação e filas extensas nas linhas que permaneciam em operação. Informações repassadas ao Jornal da Manhã por usuários dão conta que linhas como a que segue para o IFTM estavam mais cheias que o normal. 

As linhas que tiveram atrasos sã Rio de Janeiro, Interbairros 1, Interbairros 2, Jardim Iália, Residencial 2000, Chica Ferreira, Volta Grande, Boa Vista, Copacabana, São Cristóvão, Circular 2, Cássio Resende e BRT Beija Flor/ Manoel Mendes. As linhas que operam os bairros rurais não foram afetadas e seguem em funcionamento normal na manhã desta quinta-feira em Uberaba.

A categoria se reúne em manifestação nos terminais de ônibus em Uberaba. A maior concentração está no Terminal Oeste, onde há cerca de 18 veículos parados, segundo informações obtidas no local pela reportagem do Jornal da Manhã. Ao JM News 1ª edição da Rádio JM, Roberto Alexandre confirmou a adesão ao movimento paredista de 25 dos 104 motoristas do turno da manhã. A manifestação é pacífica. O representante sindical afirmou que a categoria já está mobilizada para a ação devido à ausência de uma proposta salarial até agora por parte das concessionárias. 

As empresas e a Prefeitura já foram notificadas sobre o movimento paredista, mas a deflagração da greve vinha sendo adiada à espera de um avanço nas negociações, o que não se concretizou. Nova rodada de negociações deve acontecer ainda pela manhã, por volta de 11h, entre a categoria e as concessionárias, segundo informações repassadas ao Jornal da Manhã

Reunião entre Prefeitura e concessionárias de ônibus terminou na quarta (28) com programação de adiantamento de R$1,5 milhão do repasse do subsídio. A liberação da verba foi anunciada para viabilizar a negociação salarial com os motoristas e evitar a greve, mas a medida foi suspensa porque as empresas manifestaram que não seria suficiente para apresentar uma proposta de reajuste aos motoristas.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por