EXTENSÃO

Projeto da Química da UFTM em pedra tapiocanga será levado a escolas públicas

Tito Teixeira
Publicado em 17/05/2024 às 19:20
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Alunos do curso de Licenciatura em Química na UFTM levarão a alunos do Ensino Médio o projeto de “identificação segura e de baixo custo sobre a presença de ferro em pedra tapiocanga” (Foto/Divulgação)

Alunos do curso de Licenciatura em Química na UFTM levarão a alunos do Ensino Médio o projeto de “identificação segura e de baixo custo sobre a presença de ferro em pedra tapiocanga” (Foto/Divulgação)

O Projeto de Extensão “Identificação ambientalmente segura e de baixo custo de íons Fe3+ em pedra tapiocanga”, do Departamento de Química, Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (Icene), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), vai levar conhecimento de Química para alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Uberaba e região.

O projeto conta com a participação do curso de Licenciatura em Química, coordenado pelos docentes Luís Antônio da Silva, Valéria Almeida Alves e Alexandre Rossi. O desenvolvimento da atividade de extensão é obrigatório para os estudantes matriculados na disciplina de Química Inorgânica Descritiva, do curso de Licenciatura em Química da UFTM.

A atividade de extensão envolve o planejamento experimental e a utilização de materiais e reagentes químicos alternativos pelos estudantes para determinar a presença do elemento químico ferro – íon ferro (III) – em pedra tapiocanga. Os experimentos e os conteúdos abordados de química serão aplicados em escolas estaduais, em Uberaba e em Carneirinho. A preparação da atividade prática pelos estudantes da disciplina de Química Inorgânica Descritiva acontece sob a supervisão do professor responsável pela disciplina.

De acordo com o professor Luís Antônio da Silva, estão na fase preparatória dos experimentos para levar para as escolas estaduais Leandro Antônio de Vito (Uberaba) e Professor Antônio da Silva (Carneirinho).

“Estamos programando a primeira visita em escola estadual para meados do mês de junho. Os estudantes da disciplina de Química Inorgânica Descritiva cumprirão a atividade de extensão obrigatória antes do final do semestre letivo de 1/2024”, explicou.

Outras escolas podem participar do projeto, já que todo semestre novos estudantes da disciplina de Química Inorgânica Descritiva terão que cumprir a atividade de extensão obrigatória.

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