CIDADE

Termina nesta sexta o prazo para cadastro dos alunos na rede estadual

Rafaella Massa
Publicado em 07/12/2021 às 15:52Atualizado em 19/12/2022 às 01:05
Compartilhar

Termina nesta sexta-feira (10) o prazo para inscrição no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) dos alunos que desejam estudar na rede pública de ensino em 2022. A Secretaria Estadual de Ensino (SEE-MG) reforça a importância de não deixar o cadastro para última hora e já garantir uma vaga na rede pública para o próximo ano.

Lembrando que entre as possibilidades de escolha há a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o ensino profissional. Para se inscrever basta acessar o site.

Segundo a superintendente regional de ensino, Vânia Célia, após o fim do prazo de cadastro, ficam somente as vagas remanescentes que as escolas vão disponibilizar. “Pode ser que não tenha mais vagas na escola que o responsável esteja procurando. Pode ser que o responsável deixe para fazer essa matrícula, essa transferência depois e talvez a escola mais perto não tenha essa vaga”, explica.

A superintendente ainda reforça que agora acontece o cadastro de alunos que desejam voltar a estudar, alunos que estejam na rede particular ou na rede municipal e também o cadastro dos que estudavam em escolas que não oferecem a grade completa dos estudos. Por exemplo, a Escola Estadual Grupo Brasil, que vai do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

“A gente solicita aos pais dos alunos menores e também aos alunos maiores que já podem fazer sozinhos, que se atentem ao prazo para que não fiquem sem vaga próximo a sua casa. Essa forma de matrícula é uma forma que a gente tem feito através do zoneamento. Então, os alunos têm segurança mais próximo a sua residência. E aí, às vezes esse aluno não quer estudar próximo a residência, quer estudar numa escola mais longe e não tem vaga. Então, pedimos que eles façam o cadastro dentro do prazo estipulado”, afirma Vânia Célia.

Em casos de dúvidas, está disponível o número da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Uberaba, (34) 3074-0002, além do site, e ainda há a possibilidade de ir até a superintendência, que fica na Av Gabriela Castro Cunha, 430, no bairro Vila Olímpica.

Ainda, as escolas estaduais também se encontram preparadas para receber os pais ou responsáveis que não possuem formas de fazer o cadastro ou tem dificuldades. “As escolas estaduais também estão abertas em horário comercial para que o pai possa fazer a matrícula na escola utilizando o equipamento da escola”, finaliza Vânia Célia.

Pais, responsáveis, ou o próprio aluno maior de idade podem acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. Os candidatos devem apresentar informações como nome completo, data de nascimento, endereço, CEP; número da carteira de identidade do aluno, se possuir; CPF do aluno, se possuir; filiação ou nome do responsável legal, entre outros.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por