JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 01 de dezembro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Balanço Epidemiológico: confira quais escolas estaduais em Uberaba notificaram casos de Covid-19

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

25/11/2021 - 12:09:54. - Por Rafaella Massa Última atualização: 25/11/2021 - 12:10:26.

Foto/Arquivo


A E.E. Minas Gerais registrou três casos positivos de covid-19 desde 3 de novembro

Como previsto, a volta à normalidade com o vírus da Covid-19 ainda circulante traz desafios a todas instituições, inclusive às escolares. O aparecimento de casos positivos nas escolas estaduais, desde o retorno ao modo presencial, despertou a atenção dos pais, que começaram a relatar situações nas redes sociais. No entanto, algumas informações ficaram nubladas, o que causou confusão, e até pânico, em alguns responsáveis.

Para averiguar as denúncias, o Jornal da Manhã procurou a Superintendência Regional de Ensino (SRE) em busca das informações corretas, para acalmar os pais e corrigir relatos que tenham circulado de maneira errônea na internet.

De acordo com a SRE, até o momento, das 40 escolas estaduais disponíveis no município de Uberaba, seis confirmam casos positivos de coronavírus. Com a somatória dos casos informados pela superintendência, 14 pessoas da rede estadual, entre alunos e servidores, foram infectados com a doença. Confira abaixo a lista das escolas:

E.E. Paulo José Derenusson - 2 casos, sendo 1 aluno do integral e 1 servidor do turno vespertino. As aulas estão suspensas em todos os turnos, com retorno programado para o dia 06/12 - cerca de 400 alunos em atividades não presenciais nesse período.

E.E. América - 2 alunos do matutino - aulas suspensas no turno matutino, retorno programado para o dia 07/12 - cerca de 600 alunos em atividades não presenciais nesse período.

E.E. Horizonta Lemos - 2 alunos do matutino - aulas suspensas no turno matutino, retorno programado para o dia 04/12 - cerca de 400 alunos em atividades não presenciais nesse período.

E.E. Minas Gerais - 3 alunos , sendo 2 matutino e 1 vespertino. As aulas estão suspensas em todos os turnos, com retorno programado para o dia 06/12 - cerca de 900 alunos em atividades não presenciais nesse período.

E.E. Marechal Humberto de Castelo Branco - 1 servidor. As aulas estão suspensas em todos os turnos, com retorno programado para o dia 26/11 - cerca de 300 alunos em atividades não presenciais.

E.E. Irmão Afonso - 4 alunos sendo 2 do matutino e 2 do vespertino - As aulas estão suspensas em todos os turnos, com retorno programado para o dia 01/12 - cerca de 1.000 alunos em atividades não presenciais nesse período.

A Superintendência ainda informa que todos os casos suspeitos ou confirmados estão sendo encaminhados para as equipes de Aconselhamento Psicossocial e AVS do município.

“Ressaltamos que está disposto no Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais 6ª versão que ‘o acolhimento dos casos, coleta de amostra biológica e encaminhamento para a realização de exames; atuação na rápida notificação das informações; no monitoramento de casos suspeitos e confirmados e seus contatos próximos de COVID-19; orientação aos Gestores Escolares para interrupção da cadeia de transmissão da doença; além da elaboração das ações de prevenção ao coronavírus em âmbito escolar e investigação de vínculo epidemiológico’”, informa a SRE.


Segundo o órgão, todas as ações citadas estão sendo realizadas pelas escolas, com acompanhamento da SRE Uberaba e órgãos municipais de saúde responsáveis, de forma que a escola seja conduzida da melhor maneira para que não ocorram mais infecções.

Já no caso das escolas onde não foram identificados casos da Covid-19, estas permanecem realizando as aulas no modelo presencial.

A SRE ainda reforça que, até o momento, os números demonstraram não ter ocorrido "surto de covid" nas escolas estaduais, porém, caso a Superintendência venha a receber informações que comprovem essa condição, seja através de estudantes ou servidores, de casos suspeitos ou confirmados, todas as atitudes necessárias são tomadas imediatamente.

Por fim, a Superintendência afirma que, para qualquer dúvida ou orientação, a família deve procurar a direção da escola onde a criança matriculada estuda. “Mesmo as escolas que estão com as atividades escolares suspensas continuam disponíveis para atendimento. O endereço, telefone e e-mail das unidades escolares estaduais podem ser pesquisados no site da SRE Uberaba”, informa.

Até esta segunda-feira (22), o JM havia divulgado quatro casos de alunos e servidores positivos para a Covid em escolas estaduais, sendo estas a Escola Estadual Horizonta Lemos, Corina de Oliveira, Marechal Humberto de Alencar Castelo Brando e Minas Gerais.


Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia