JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 15 de maio de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Secretaria de Saúde acompanha casos de Covid-19 na penitenciária

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

12/04/2021 - 00:00:00.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, realizou na última semana, uma inspeção sanitária na Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira para verificar, de perto, o surto de Covid-19 entre a população carcerária e colaboradores da instituição. Depois da vistoria, a equipe de fiscalização fez uma notificação solicitando diversos esclarecimentos como a apresentação de um plano de contingência da instituição, frente aos casos de contaminação; apresentação das medidas adotadas com os colaboradores quanto ao isolamento; apresentação da situação atualizada do quadro de saúde de todos os colaboradores e detentos; notificação do registro das limpezas realizadas e do treinamento do pessoal que realiza a limpeza.
 
Durante o trabalho da Vigilância, no dia 5 de abril, foram realizados testes em todos os detentos da ala C, onde ficava o que apresentou o primeiro caso confirmado de coronavírus, identificado no dia 26 de março. Dos 277 testes realizados, 79 deram positivos, sendo em dois policiais e em 77 detentos. Segundo laudo da Vigilância Sanitária, nenhum dos pacientes precisou ser internado ou apresenta quadro grave da doença. Todos que testaram positivo estão sendo monitorados diariamente pela equipe de saúde que atende no estabelecimento. Eles avaliam os sinais vitais e de oximetria. 
 
Os agentes da Vigilância identificaram, durante a inspeção, que as alas dos 77 detentos infectados estão bloqueadas. As visitas seguem proibidas desde outubro do ano passado. Foi verificada ainda a adoção do atendimento remoto entre advogados e detentos via Skype, sendo também verificadas, in loco, as cabines utilizadas para tal demanda.
 
A equipe de fiscalização questionou os cuidados de limpeza necessários no local. Eles foram informados que esse trabalho está ocorrendo por meio do uso de água e sabão, além da descontaminação dos ambientes com o uso de água e hipoclorito de sódio. Segundo a Penitenciária, os dois métodos de limpeza estão sendo realizados em dias alternados.
 
O relatório foi assinado pela chefe do Departamento de Vigilância Sanitária, Patrícia Alves Ferreira. “A equipe da fiscalização do Departamento, em colaboração com a Vigilância Epidemiológica, manterá o monitoramento periódico do estabelecimento até que a situação esteja normalizada. Frisa-se ainda que foi orientado ao responsável pela instituição para realizar contato com os departamentos da Prefeitura caso ocorra qualquer mudança significativa no cenário do avanço da doença Covid-19, nas dependências da instituição, a fim de que sejam adotadas, de imediato, todas as medidas necessárias para resguardar a condição de saúde de todos os envolvidos”, diz trecho do relatório.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia