CIDADE

Codau aciona o sistema de transposição do Rio Claro

A falta de chuvas constantes reduziu a vazão do rio Uberaba novamente

Publicado em 30/11/2020 às 17:13Atualizado em 18/12/2022 às 11:02
Compartilhar

A transposição do Rio Claro foi religada na manhã desta segunda-feira (30). O retorno do período chuvoso ainda não foi suficiente para reabastecer os lençóis freáticos da bacia hidrográfica do rio Uberaba, por isto a Codau precisou acionar os sistema para complementar a vazão do rio, que estava abaixo de 2 mil litros por segundo. Foram religadas as duas bombas elétricas, garantindo a transposição de 400 litros de água/segundo. 

O sistema elétrico (com dois motores) estava desligado desde o dia 16 de novembro e o sistema movido à diesel (com três motores) desde o final de outubro, quando as primeiras chuvas foram registradas no município. “A nova transposição do rio Claro, agora com estrutura elétrica permanente e represa de nível, pode ser acionada sempre que necessário. Mesmo dentro do período chuvoso, podem haver momentos como este em que será preciso complementar a vazão do rio Uberaba”, explicou o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto. 

Este ano, o sistema foi ligado no dia 1º de setembro e funcionou com dois motores elétricos e dois motores movidos à diesel em dias intercalados entre setembro, outubro, até meados de novembro. Nesta primeira etapa foram 67 dias de operação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por